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A Ponte Pênsil será interditada para o tráfego de veículos a partir da segunda semana de julho para ser totalmente reformada, inclusive com a troca dos cabos. O período para interdição será de um ano, mas a empreiteira contratada trabalhará para entregar a ponte em maio de 2014, ano em que completa 100 anos. A alternativa durante esse período para os motoristas será a Ponte Esmeraldo Soares Tarquínio de Campos Filho, popularmente conhecida como Ponte do Mar Pequeno.
A ponte permanecerá aberta somente para o trânsito de pedestres e ciclistas. A data foi predefinida por técnicos do DER, órgão responsável pelo equipamento, que estiveram na Prefeitura para determinar, além da data, a fluidez do trânsito durante o período da intervenção.
A reforma envolve não só o Departamento de Estradas de Rodagem (DER), bem como Sabesp, responsável pela tubulação que passa pela Ponte Pênsil, e empresas de telefonia e fibraótica.
Segundo o DER afirmou “essa reforma está atrasada, a última foi realizada há 13 anos, e o previsto era para que de 10 em 10 isso acontecesse. Portanto, não podemos mais esperar. Realizaremos desta vez, não somente a troca do tablado (piso), mas também a recuperação de toda a sua estrutura e alteração dos cabos, que nesses 99 anos de existência — a ponte foi inaugurada em 1914 —, nunca foram substituídos”.
A equipe do departamento ressaltou ainda um dado muito importante, “essa obra será inédita no Brasil, pois nunca houve nas outras pontes pênseis existentes aqui a troca dos cabos. Esse material, inclusive, provavelmente, será importado da Suíça, o original veio da Alemanha”.
A obra, pelo seu projeto, será de primeiro mundo, a Prefeitura terá, inclusive, acesso ao monitoramento que será realizado 24 horas no local.
Então, os vicentinos festejarão, em meados do próximo ano, o centenário do cartão postal da Cidade, com a entrega da Ponte Pênsil, totalmente revitalizada e conservando todas as suas características originais, já que ela é um patrimônio histórico de São Vicente.
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