Continua depois da publicidade
Um dos bairros mais valorizados de Santos, a Ponta da Praia completa 46 anos neste sábado (29). Em sua área de 2 km², os destaques são as opções de lazer e a completa infraestrutura. Os serviços disponíveis oferecem praticidade e comodidade aos seus 31 mil habitantes.
Moradora da região há 30 anos, Cláudia Marangoni diz que a Ponta da Praia é “uma mini-cidade. Tem de tudo”. A unidade básica de saúde do bairro atende aproximadamente 7 mil pessoas por mês e possui diversos programas, como planejamento familiar, ginástica para terceira idade e tratamento odontológico direcionado a gestantes.
Continua depois da publicidade
Na área da educação, os moradores contam uma gama de estabelecimentos de ensino, incluindo cinco escolas municipais (entre elas a uma unidade de educação especial, a UMEE Professora Maria Carmelita Proost Villaça) e o Senai, que oferece cursos técnicos.
Esporte e Turismo
Continua depois da publicidade
A vocação esportiva é uma característica da Ponta da Praia, que conta com diversos clubes e o complexo Rebouças, maior praça esportiva do município com 22.000 m2. No equipamento da prefeitura são oferecidos inúmeros cursos gratuitos para o público de todas as idades. Várias atividades náuticas e competições de rua, como ciclismo e pedestrianismo, também são realizadas no bairro.
Há, ainda, importantes pontos turísticos. O principal deles, o Aquário é a atração mais visitada da cidade e atrai milhares de turistas nos finais de semana. As alternativas incluem também os museus de Pesca, do Mar e De Vaney (memória esportiva).
Continua depois da publicidade
História
No começo do século passado, a Ponta da Praia era formada apenas por chácaras e campos de várzea. As primeiras casas surgiram na década de 30, enquanto as obras de drenagem e pavimentação iniciaram em 1967, quando foi criada a Lei 3.485, que instituiu o bairro. Recebeu este nome por sua localização geográfica, no extremo das praias santistas.
Cláudia Marangoni destaca que apesar de completar 46 anos, a região já era ocupada desde o final do século 19. “Muito antes da lei já haviam moradias e empreendimentos, como o clube Saldanha, fundado em 1903”.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade