Cotidiano

Polícia e OAB inauguram espaço para facilitar diálogo entre as instituições

Para o chefe de Polícia Civil, delegado Fernando Veloso, a criação do escritório representa mais um avanço na parceria com a instituição

Publicado em 26/06/2015 às 17:14

Compartilhe:

A Polícia Civil e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RJ), inauguraram hoje (26), no Rio de Janeiro, um espaço exclusivo para advogados na Cidade da Polícia, no bairro do Jacaré, zona norte da cidade. A região concentra várias delegacias especializadas, e vai funcionar, gratuitamente, como um escritório compartilhado.

Para o chefe de Polícia Civil, delegado Fernando Veloso, a criação do escritório representa mais um avanço na parceria com a instituição. "Outros projetos que estão sendo planejado, visando o interesse público", disse.

O espaço exclusivo vai ajudar os advogados a acompanhar inquéritos e procedimentos criminais. Por ser um local que concentra mais de dez delegacias especializadas, a Cidade da Polícia é uma área de grande fluxo de ações policiais e depoimentos nos inquéritos.

Veloso afirmou que a polícia não tem interesse em fazer um trabalho "que não seja às claras". "Na realidade, o que a gente busca é dar legitimidade ao trabalho da polícia, e ninguém melhor do que o advogado para dar essa legitimidade".

O delegado disse que a polícia deve aturar dentro dos parâmetros que a lei estabelece. "Não vislumbramos a figura do advogado como um opositor. Muito pelo contrário, ele é um parceiro e vai tentar o melhor que a lei prevê para seu cliente. Mas quanto à questão de assegurar direitos, ele está em perfeita sintonia com a polícia", afirmou.

A parceria entre a polícia e a OAB contempla, não só os advogados, mas também a sociedade, disse Veloso. Para ele, o advogado está em harmonia com a polícia, eles se complementam, e, por isso, a ideia do espaço. "Acho que é um movimento em que todos ganham. A Polícia Civil ganha, a Ordem dos Advogados ganha, porque vai exercer o seu mister de forma mais conveniente. Ganha também a sociedade, porque, quando a polícia trabalha melhor, produz mais e a sociedade sai ganhando".

Segundo a OAB, já existe no Rio um projeto parecido, que atende a advocacia dentro dos fóruns, o "OAB século XXI". O presidente da instituição, no Rio, Felipe Santa Cruz, a sala dos advogados na Cidade da Polícia não vai servir apenas como espaço físico, com computadores, copiadoras e café, mas será um ponto de atendimento e uma importante manifestação da intenção permanente de diálogo entre a Polícia Civil e a ordem.

"Esse espaço é o símbolo do nosso diálogo, é o símbolo das nossas esperanças. Nós esperamos investir em uma coisa nos próximos anos e no futuro: que esse diálogo se amplie ainda mais, e que possamos avançar e construir a sociedade que todos sonhamos", concluiu Santa Cruz.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Diário Mais

Há 27 anos, tragédia em travessia de balsa no litoral de SP fazia o Brasil chorar

Quatro funcionários de uma mesma empresa morreram juntos, sem chance de se salvar

Diário Mais

Você sabe por que os cadáveres do Titanic nunca foram encontrados?

Diversas teorias foram criadas ao longo dos anos para explicar a ausência dos restos mortais

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter