Continua depois da publicidade
A Polícia Civil e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RJ), inauguraram hoje (26), no Rio de Janeiro, um espaço exclusivo para advogados na Cidade da Polícia, no bairro do Jacaré, zona norte da cidade. A região concentra várias delegacias especializadas, e vai funcionar, gratuitamente, como um escritório compartilhado.
Para o chefe de Polícia Civil, delegado Fernando Veloso, a criação do escritório representa mais um avanço na parceria com a instituição. "Outros projetos que estão sendo planejado, visando o interesse público", disse.
Continua depois da publicidade
O espaço exclusivo vai ajudar os advogados a acompanhar inquéritos e procedimentos criminais. Por ser um local que concentra mais de dez delegacias especializadas, a Cidade da Polícia é uma área de grande fluxo de ações policiais e depoimentos nos inquéritos.
Veloso afirmou que a polícia não tem interesse em fazer um trabalho "que não seja às claras". "Na realidade, o que a gente busca é dar legitimidade ao trabalho da polícia, e ninguém melhor do que o advogado para dar essa legitimidade".
Continua depois da publicidade
O delegado disse que a polícia deve aturar dentro dos parâmetros que a lei estabelece. "Não vislumbramos a figura do advogado como um opositor. Muito pelo contrário, ele é um parceiro e vai tentar o melhor que a lei prevê para seu cliente. Mas quanto à questão de assegurar direitos, ele está em perfeita sintonia com a polícia", afirmou.
A parceria entre a polícia e a OAB contempla, não só os advogados, mas também a sociedade, disse Veloso. Para ele, o advogado está em harmonia com a polícia, eles se complementam, e, por isso, a ideia do espaço. "Acho que é um movimento em que todos ganham. A Polícia Civil ganha, a Ordem dos Advogados ganha, porque vai exercer o seu mister de forma mais conveniente. Ganha também a sociedade, porque, quando a polícia trabalha melhor, produz mais e a sociedade sai ganhando".
Segundo a OAB, já existe no Rio um projeto parecido, que atende a advocacia dentro dos fóruns, o "OAB século XXI". O presidente da instituição, no Rio, Felipe Santa Cruz, a sala dos advogados na Cidade da Polícia não vai servir apenas como espaço físico, com computadores, copiadoras e café, mas será um ponto de atendimento e uma importante manifestação da intenção permanente de diálogo entre a Polícia Civil e a ordem.
Continua depois da publicidade
"Esse espaço é o símbolo do nosso diálogo, é o símbolo das nossas esperanças. Nós esperamos investir em uma coisa nos próximos anos e no futuro: que esse diálogo se amplie ainda mais, e que possamos avançar e construir a sociedade que todos sonhamos", concluiu Santa Cruz.
Continua depois da publicidade