Cotidiano
Entre segunda (14) e esta terça-feira (15), o Diário publicou com exclusividade não só o furto, mas que dois meninos, um de 11 e outro de 13 anos, foram os autores da infração, em Santos
O delegado Jorge Álvaro Cruz, do 7º Distrito Policial de Santos / Isabella Fernandes/Diário do Litoral
Continua depois da publicidade
Um trabalho conjunto envolvendo a Guarda Civil Municipal (GCM) e a Polícia Civil não só recuperou todos os animais furtados do Orquidário de Santos – um Papagaio-De-Cara- Roxa e três saguis – dois da espécie Do-Tufo-Branco e um Da-Serra-Escuro – como ainda conseguiu encontrar mais quatro outros saguis. As informações são do delegado Jorge Álvaro Cruz, do 7º Distrito Policial de Santos.
“Estavam numa gaiola pequena, nas imediações do Caminho São Sebastião, na Vila Telma (Zona Noroeste) em péssimas condições de saúde. Os quatro saguis encontrados a mais seriam do Horto de São Vicente, mas ainda estamos investigando essa informação. Todos foram assistidos por um veterinário. O Papagaio teria sido comprado por R$ 50,00 por duas senhoras de uma pessoa em situação de rua, que resolveram entregá-lo. Os saguis do Orquidário já foram devolvidos ao equipamento”, Cruz.
Entre segunda (14) e esta terça-feira (15), o Diário publicou com exclusividade não só o furto, mas que dois meninos, um de 11 e outro de 13 anos, foram os autores. As informações até então foram da secretária de Segurança Pública Raquel Gallinati.
Na madrugada de terça-feira, a Guarda Civil de Santos (GCM) foi acionada para verificar a presença de suspeitos próximos ao canal que, de forma ilegal, utilizaram como acesso ao Orquidário através da passagem de água de escoamento. Ao chegarem, os agentes identificaram um grupo de oito adolescentes, dois dos quais tentaram fugir ao notar a presença da viatura.
Continua depois da publicidade
Após a perseguição, cinco de oito menores foram apreendidos. Foram encontrados dois alicates de corte e uma lanterna. Durante a abordagem, um deles confessou a participação em uma invasão anterior ao Orquidário, ocorrida no domingo, com o intuito de furtar animais silvestres, incluindo espécies ameaçadas de extinção.
O que confessou e o outro foram identificados nas câmeras de segurança como os autores do furto. Os adolescentes também admitiram que, no momento da abordagem, planejavam furtar mais animais, com o auxílio dos demais integrantes do grupo.
Continua depois da publicidade
Todos foram encaminhados à delegacia para os devidos procedimentos. Três foram liberados aos cuidados de seus responsáveis, enquanto os dois foram levados à casa de acolhimento, pois não foi possível localizar familiares.
“Hoje, a Polícia Civil, em um trabalho de investigação exemplar, conseguiu recuperar os animais mantidos em cativeiro ilegal e em risco de morte: três macaquinhos, além de encontrar outros quatro”, disse Raquel Gallinati, satisfeita com a operação conjunta.
A Prefeitura já havia informado que toda a segurança do parque será reforçada pela Guarda Civil Municipal (GCM).
Continua depois da publicidade
A população pode denunciar crimes contra animais pelos telefones 153 (GCM) e 181 (Polícia Ambiental).
Continua depois da publicidade