Cotidiano

Polêmica Cava Subaquática de Cubatão vai virar filme

Documentário, de abordagem inédita, será produzido por meio de financiamento coletivo

Da Reportagem

Publicado em 30/05/2019 às 16:47

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

O doc vai mostrar os impactos que esta cava pode causar à Baixada Santista / Divulgação

Continua depois da publicidade

 A cava subaquática de Cubatão vai virar filme. Cava: O buraco é mais embaixo mostra a polêmica dessa cratera, localizada na beira do mangue, que acumula resíduos altamente tóxicos do estuário de Santos, despejados durante anos de industrialização, que estão sendo dragados do fundo do Canal de Piaçaguera. A segurança dessa obra,  distante a 2,5 km da Vila dos Pescadores, é questionada por biólogos e ambientalistas. O documentário traz uma abordagem inédita, e sairá do papel com a ajuda de pessoas e empresas interessadas em contribuir por meio de financiamento coletivo.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

O doc vai mostrar os impactos que esta cava pode causar à Baixada Santista, bem como o processo para obtenção das licenças ambientais do local, que se arrasta por anos e coleciona diversos questionamentos jurídicos. É produzido pela Noise Coletivo, em parceria com a Terra Azul Cultura e Sustentabilidade, iniciativa voltada à produção de projetos culturais de cunho socioambiental, com foco na conservação dos ecossistemas marinhos e costeiros.

Continua depois da publicidade

Segundo o diretor do documentário, Fabiano Keller, é importante que o tema seja amplamente discutido, sem o olhar comercial. "Os moradores da Vila dos Pescadores já estão sendo impactados pela implantação da cava, e precisamos dar voz a eles o quanto antes".

Financiamento coletivo

Continua depois da publicidade

Uma campanha de financiamento coletivo do filme foi lançada por meio do site www.kickante.com.br/cava. A partir de R$ 20,00, é possível ajudar a cobrir os custos do doc, que tem orçamento de R$ 9.500,00. Quem contribui tem direito a recompensas, como agradecimentos nos créditos do filme, convites para a pré-estreia e acompanhar as gravações em tempo real.

"Este valor é para custear toda a produção, que envolve modernos equipamentos, alimentação e os deslocamentos da equipe", explica Keller.

A previsão da pré-estreia do documentário é em outubro, quando será exibido ao ar livre, na Vila dos Pescadores.

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software