Continua depois da publicidade
“Previna-se para que a sua moto não pare na mão de outro”. Com esse lema, a 5ª Companhia da Polícia Militar em Santos inicia uma campanha de prevenção ao furto de motocicletas. A ação contempla os bairros Vila Mathias, Vila Belmiro, Marapé, Jabaquara e parte da Encruzilhada, áreas de responsabilidade do grupamento.
“É um projeto piloto que tem o objetivo de integrar a Policia Militar e a comunidade no combate a esse tipo de crime”, explica o capitão Dennys, comandante da 5ª Companhia. A iniciativa consiste na distribuição de panfletos e fixação de cartazes em pontos estratégicos com informações de prevenção ao público. Também estão sendo realizados bloqueios em algumas áreas específicas.
Segundo o comandante, maior parte dos furtos de motocicleta se concentra em locais de grande movimentação como hospitais e universidades. “Os criminosos sabem que nestes espaços as pessoas entram e ficam por muito tempo. A orientação é utilizar travas, ou se tiver a possibilidade colocar alarmes. Uma boa opção é colocar o veículo em um estacionamento fechado”, afirma Dennys.
Continua depois da publicidade
O capitão destaca que ao perceber uma atitude suspeita, o ideal é não se aproximar e ligar 190. “Se verificar que alguém está próximo da moto, em atitude duvidosa, o correto é acionar a polícia militar para que ela faça a abordagem correta. Nunca reaja”.