O objetivo da expedição era registrar características da flora local / Divulgação/Semil
Continua depois da publicidade
Duas espécies de plantas nativas consideradas extintas e 18 espécies em processo de extinção foram encontradas em expedição pelo Parque Estadual do Lagamar, em Cananeia, litoral sul de SP. A pesquisa de campo foi realizada por pesquisadores do Instituto de Pesquisas Ambientais (IPA).
O objetivo da expedição era registrar características da flora local. O grupo encontrou exemplares da Myrcia loranthifolia e da Peperomia diaphanoides, classificadas como extintas no território paulista.
Continua depois da publicidade
Também foram encontradas 18 espécies nativas encontradas em listas de ameaça de extinção nas categorias perigo, vulnerável e criticamente em perigo.
Foi realizado o levantamento de 540 espécies de plantas vasculares no parque durante a pesquisa. Plantas vasculares são aquelas que possuem um sistema especializado para transporte de água, nutrientes e seiva. Por possuírem raízes, caules e folhas, tem mais eficiência no transporte de substancias e suporte estrutural.
Continua depois da publicidade
O resultado do estudo foi publicado na revista Hoehnea, em julho.
O Parque Estadual do Lagamar de Cananeia possui mais de 40 mil hectares e se destaca pela preservação de trechos consideráveis de vegetação natural.
Continua depois da publicidade