Cotidiano

Píer de pesca de São Vicente sem segurança

Associação espera há quatro anos revitalização do local; frequentadores sofrem com furtos e assaltos

Publicado em 01/12/2014 às 11:27

Compartilhe:

Com mais de quatro mil assinaturas recolhidas, há cerca de quatro anos a Associação Comunidade do Píer (Ascopi) aguarda a revitalização da plataforma de pesca de São Vicente. Ponto de encontro de pescadores, o local costuma atrair turistas devido à privilegiada visão que se tem da baía da Cidade. No entanto, a falta de segurança e o abandono têm afastado os frequentadores do equipamento.

“Depois que retiraram o posto da Polícia Militar, os furtos e assaltos ocorrem 24 horas por dia. Tem câmeras de monitoramento, mas elas não funcionam. A Prefeitura disse que não tem ninguém para operar”, afirma o presidente da Ascopi, Olivio de Oliveira Filho.

Há uma semana, a entidade realizou um ato na plataforma para chamar a atenção dos frequentadores sobre a necessidade de revitalização do espaço. Além do retorno do posto policial, o grupo pede a limpeza e desratização do local, bem como a instalação de banheiros públicos, bebedouros e de tanques com torneiras temporizadas para a limpeza dos pescados. Segundo a associação, a atual instalação é inadequada e promove o desperdício de água.

Oliveira destaca que o projeto de revitalização da plataforma de pesca foi apresentado à Administração Municipal há quatro anos, quando as assinaturas foram recolhidas. Segundo ele, uma equipe da Companhia de Desenvolvimento de São Vicente (Codesavi) foi até o local e prometeu que as intervenções seriam feitas. “Apresentamos o projeto durante o Encontro de Cultura de São Vicente. A ideia é aproveitar melhor o espaço, o tornando um ponto de encontro de artistas da Cidade. Poderíamos ainda promover grandes eventos como campeonato de canoa havaiana e retomar o campeonato de pesca”, destaca. O presidente da entidade disse que levará novamente as reivindicações à Prefeitura. 

Espaço é procurado por pescadores e turistas  (Foto: Luiz Torres/DL)

Segurança

O 39° Batalhão de Polícia Militar do Interior informou, por meio de nota, que a insegurança na Avenida Newton Prado já é acompanhada pelo comando do órgão que, visando minimizar os delitos, mantém uma viatura exclusiva nos bairros Japuí e Parque Prainha, com pontos de estacionamento nas extremidades da Ponte Pênsil. Além disso, são realizadas operações de abordagem de motocicletas e bicicletas na Avenida Tupiniquins.

A nota informa ainda que foi criada, recentemente, no Morro dos Barbosas, a 3ª Cia do Batalhão de Ações Especiais da Polícia (Baep), que favorece a segurança no local, devido a circulação de viaturas nas proximidades da Praça 22 de Janeiro e Avenida Newton Prado.

Desconhece

A Prefeitura de São Vicente informou, por meio de nota, que desconhece qualquer projeto voltado à área cultural no local, e que, segundo a Guarda Civil Municipal (GCM), a área não conta com câmeras de monitoramento desde 2012.

A nota destaca que, a GCM realiza rondas periódicas  e que dois quiosques que vinham sendo utilizados por moradores de rua foram fechados. 

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Confira os números sorteados na Quina no concurso 6538, nesta sexta (20)

O prêmio é de R$ 20.000.000,00

Cotidiano

Ampliação de importante rodovia gerará seis mil empregos; veja detalhes

Novidade foi anunciada na última quinta-feira e dará mais capacidade de tráfego à rodovia, proporcionando um trajeto seguro e eficiente para os usuários

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter