Cotidiano

Pesquisa aponta Rogério Santos a frente na corrida eleitoral santista

Sondagem da Govnet mostra que a escolha do prefeito de Santos deve seguir para o segundo turno

Luana Fernandes

Publicado em 04/10/2024 às 06:15

Atualizado em 04/10/2024 às 07:37

Compartilhe:

Candidatos a Prefeitura de Santos: Rogério Santos, Rosana Valle, Telma de Souza e Nando Pinheiro / Divulgação

Rogério Santos (Republicanos) é o mais lembrado para continuar na cadeira de prefeito de Santos, no Litoral de São Paulo. Com o resultado, divulgado em pesquisa da Govnet nesta sexta-feira (4), a corrida eleitoral santista no próximo dia 6 deve seguir para o segundo turno. 

O candidato do Republicanos aparece com 40,8% das intenções de voto na pesquisa estimulada. Com o apoio do ex-prefeito e atual deputado federal Paulo Alexandre Barbosa (PSDB), Rogério busca sua reeleição ao cargo máximo do município.

Em segundo lugar aparece Rosana Valle (PL), conforme a Govnet, com 30,8%. Em seguida, no terceiro lugar, temos Telma de Souza (PT) com 16,5% das intenções de voto. Nando Pinheiro (Avante) teve 0,5% das respostas. 5,4% dos eleitores entrevistados querem anular o voto e os indecisos somam 5,8%. 

Foram ouvidos 400 eleitores, do dia 30 de setembro a 2 de outubro, em diferentes pontos de fluxo populacional, de diferentes regiões do município de Santos, presencialmente. 

Mulheres foram a maioria entre as entrevistadas na cidade (55%). Já a faixa etária ficou distribuída da seguinte forma: 16 a 24 anos (9%), 25 a 34 anos (16%), 35 a 44 anos (17%), 45 a 59 anos (27%) e 60 anos ou mais (31%).

No que diz respeito à escolaridade, a pesquisa Govnet aponta que a maior parte dos entrevistados para a pesquisa tem Ensino Médio incompleto e completo (42%), além de renda familiar de até dois salários mínimos (38%).

Reprodução

Maior parte das mulheres também opta por atual prefeito

As candidatas não são a primeira escolha da maioria das mulheres entrevistadas pela pesquisa Govnet. Rogério Santos ainda se mantém favorito, de acordo com o eleitorado feminino (41,7%). O candidato do Republicano também é a opção favorita dos mais jovens de 16 a 24 anos (48,6%).

Os eleitores com escolaridade até o Ensino Fundamental ou Ensino Médio optam pela continuidade de Rogério: 52,6% e 42,6%, respectivamente. Já os entrevistados com Ensino Superior têm Rosana Valle como primeira opção (38,4%).

Quando o recorte é de acordo com a renda familiar, os eleitores que recebem até dois salários mínimos ou de dois a cinco salários mínimos escolhem Rogério como prefeito (42% e 46,7%). Já entre os que têm renda familiar acima de 5 salários mínimos optam por Rosana Valle (38%).

Reprodução

Entenda a pesquisa

A pesquisa Govnet entrevistou 400 eleitores da cidade de Santos, na Baixada Santista, presencialmente, de 30 de setembro a 2 de outubro. A margem de erro para o total da amostra é de 4,9% para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada no TSE sob o número SP-05928/2024.

Em abordagem espontânea, Rogério Santos também sai na frente

Rogério Santos também é o favorito no cenário espontâneo - ou seja, quando o eleitor é questionado em quem vai votar sem apresentar nenhuma opção de nome. Neste caso, o candidato está com 32,8% da preferência do eleitorado.

Depois aparecem Rosana Valle (24,4%), Telma de Souza (12,5%) e outros (0,23%). Brancos, nulos e nenhum somam 5,3%, e 24,5% não souberam responder.

Tanto homens quanto mulheres, a maior parte deles, escolhem Rogério Santos como prefeito. Já de acordo com a faixa etária, apenas os eleitores de 45 a 59 anos optam por Rosana Valle (31,1%).

Assim como na pesquisa estimulada, os eleitores com Ensino Superior optam por Rosana Valle na abordagem espontânea. Rogério é o favorito entre os eleitores que fizeram os ensinos Fundamental e Médio. 

A segunda colocada na pesquisa é a opção para os eleitores que têm renda familiar acima de cinco salários mínimos (32,7%). Já quem ganha até dois salários mínimos (32%) ou de dois a cinco salários mínimos (37,9%) escolhe o atual prefeito da Cidade para continuar no cargo.

Rogério é favorito entre moradores da Zona Noroeste e Morros

Tanto na pesquisa estimulada quanto na pesquisa espontânea, Rogério Santos fica em primeiro lugar em boa parte das regiões de Santos. No entanto, Zona Noroeste e Morros confirmam o favoritismo.

Nos Morros, por exemplo, Rogério ganharia no primeiro turno. O então prefeito tem 50% das intenções de voto entre os moradores na pesquisa espontânea e 64,7% na pesquisa estimulada - quando os nomes dos candidatos são apresentados pelos candidatos.

Na Zona Noroeste, a tendência pela continuidade se mantém. Rogério Santos tem 47,5% dos votos na pesquisa estimulada e 40,2% na espontânea.

Quanto mais próximo à praia, mais a disputa fica acirrada. A região Intermediária também escolheria Rogério como prefeito, mas muito mais apertado. Ele tem 31,4% dos votos na espontânea e 36,1% na estimulada. Rosana Valle vem logo atrás com 25,9% e 34,2%, respectivamente.

Já na Orla de Santos, a pesquisa Govnet chega a apontar empate técnico. Na pesquisa estimulada entre os eleitores da região, Rogério e Rosana têm 36,9%. Já na pesquisa espontânea, Rosana é a favorita com 31,8% das intenções de votos. Rogério tem 27,2%.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Diário Mais

Rodovia de SP é considerada a mais perigosa do Brasil; saiba qual

Estrada também possui um trânsito intenso de caminhões de carga, ônibus e carros de passeio

Diário Mais

Queda de cabelo? Conheça os principais responsáveis e como resolver

Problema que afeta tanto homens como mulheres

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter