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Faltando pouco menos de um mês para o Dia dos Pais, comemorado em 10 de agosto, comerciantes já se preparam para o aumento nas vendas, ainda que menos expressivo em comparação a outras datas como Natal ou Dia dos Namorados. A previsão do Sindicato do Comércio Varejista da Baixada Santista é de que os consumidores comprem 5% mais em relação ao ano passado.
A pesquisa realizada pelo sindicato nas nove cidades da Região aponta que, dos mil lojistas entrevistados, 81% acreditam no aumento das vendas.
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Já sobre a intenção de consumo, a pesquisa revela que 41% dos 2.500 consumidores entrevistados pretendem gastar em torno de R$ 51 a R$ 100.
Procura
De acordo com a pesquisa do sindicato, os itens mais procurados para presentear os papais são, em primeiro lugar, roupas, seguido por calçados, e perfumes.
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No Centro de Santos, os comerciantes afirmam que o movimento em torno da data já começou e dão dicas.
Gerente de uma loja de roupas na Rua João Pessoa, Denise Fonseca aponta camisas e camisetas como vestuários mais procurados. Em média, ela diz que os consumidores gastam mais de R$ 100 nas peças. “Eles (os consumidores) nunca levam um item só. Normalmente escolhem uma camisa acompanhada de um par de meias ou uma carteira”, ressalta.
Na loja em que Denise trabalha, o preço das camisas e camisetas varia de R$ 39,90 até cerca de R$ 100.
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Entre os calçados mais procurados estão os sapatos sociais e mocassim, de acordo com Luis Henrique Gomes, proprietário de uma loja de sapatos também na Rua João Pessoa.
Dos modelos citados por ele, os mais baratos custam em torno de R$ 30, e os mais caros chegam a R$ 120.
Ainda no Centro, em uma perfumaria na Rua Brás Cubas, o presente pode variar de R$ 35 até R$ 400. O proprietário do estabelecimento, Paulo Roberto Santana explica que as colônias similares aos perfumes de marca são as alternativas para quem não pode gastar muito. “As imitações dos perfumes caros saem por R$ 35. Já os perfumes originais podem chegar a custar até R$ 400”.
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Um presente diferente pode ser um bom vinho. Em um empório do Centro, o consumidor pode escolher o vinho e ainda montar uma cesta com queijos, taças, chocolates, entre outras opções. O preço das bebidas varia entre R$ 18 e R$ 1.200.