Lixo no mar não apenas polui as águas e afeta a fauna marinha, mas também pode gerar riscos à saúde humana / Governo de SP/Divulgação
Continua depois da publicidade
Durante um dia de mutirão de limpeza realizado no manguezal do Rio do Peixe, em Guarujá, foram retiradas seis toneladas de lixo.
Com a participação de 41 pescadores cadastrados no programa "Mar Sem Lixo", a ação foi promovida pela Fundação Florestal, vinculada à Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado de São Paulo (Semil).
Continua depois da publicidade
Com apoio da Prefeitura do município, que auxiliou as atividades com logística, materiais e a destinação adequada dos resíduos retirados do manguezal.
A ação tem como objetivo combater a presença de resíduos sólidos no oceano e promover a conservação ambiental das Áreas de Proteção Ambiental (APAs) marinhas e das Unidades de Conservação (UCs) costeiras e insulares.
Continua depois da publicidade
O lixo no mar não apenas polui as águas e afeta a fauna marinha, mas também pode gerar riscos à saúde humana, por meio da contaminação de organismos como mexilhões e ostras.
A iniciativa foi criada em Cananeia, Itanhaém e Ubatuba, expandida em novembro de 2023 para Bertioga, Guarujá e São Sebastião.
Ela é dividida entre quatro pilares, entre eles o Pagamento por Serviços Ambientais (PSA) aos pescadores que retiram resíduos do mar durante a pesca artesanal, ações educativas, geração de dados para pesquisas científicas e desenvolvimento de políticas públicas, além da captação de parcerias e patrocínios.
Continua depois da publicidade
No eixo de PSA, a iniciativa remunera os pescadores por intermédio do cartão-alimentação, com valores mensais de até R$ 653, que garantem uma importante fonte de renda, especialmente no período de defeso do camarão, que acontece de 28 de janeiro a 30 de abril.
Desde sua criação, o "Mar Sem Lixo" já removeu 32 toneladas de resíduos do oceano, ilhas e manguezais, sendo que 94% eram compostas por plásticos.
A participação de pescadores também cresceu, passando de 81 para 255 inscritos no litoral paulista, recebendo incentivo financeiro para remover resíduos durante a pesca artesanal de camarão. O governo estadual já investiu por volta de R$ 1,6 milhão no projeto.
Continua depois da publicidade
No eixo das ações educativas, foram realizadas 625 atividades, com a participação de mais de 3.500 pessoas. Dessas, 142 ações foram feitas no período do defeso.