Cotidiano

Peruíbe tem belezas naturais em destaque

Além das belas praias e cachoeiras, turistas podem optar por roteiros ecológicos e ufológicos

Nayara Martins

Publicado em 18/02/2020 às 07:35

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Localizada na Estação Ecológica Juréia-Itatins, a praia Barra do Una é um paraíso ecológico / Divulgação/PMB

Continua depois da publicidade

Além de seus 32 km de belas praias ainda preservadas, Peruíbe, com uma população estimada em mais de 67 mil habitantes, também possui um patrimônio natural exuberante. É uma das mais bonitas regiões do litoral paulista.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Conhecida como o Portal da Jureia, a cidade se localiza entre o mar e as montanhas do Parque Estadual da Serra do Mar, no litoral. Suas maiores atrações estão ligadas à natureza preservada e as praias intocadas entre os costões, cercadas pela mata, corredeiras e piscinas naturais.

Continua depois da publicidade

Na região central, as praia são urbanizadas com quiosques, calçadão, ciclovia e jardins. Ao sul, as belezas naturais podem ser vistas, como o Costão e a famosa ducha natural, além da Prainha e da praia do Guaraú.

Um dos grandes atrativos são as áreas de proteção ambiental, como a Reserva Ecológica da Jureia-Itatins, importante santuário ecológico do Brasil, com dezenas de praias ainda preservadas. São elas: Desertinha, Tatuíra, Guarauzinho, Baleia, Arpoador, Parnapoã, Brava, Juquiazinho, Preta e Caramborê. E a praia de Barra do Una, localizada no Mosaico Jureia-Itatins, na divisa com Iguape, onde vivem famílias tradicionais e de pescadores.

Continua depois da publicidade

As cachoeiras também atraem turistas e moradores. Destaque para Rio do Ouro, Guanhanhã, Vilão e Antas. E ainda as corredeiras do Perequê, com piscinas naturais de águas cristalinas, e a do Paraíso, com piscinas naturais, trilhas e uma bela queda d´água.

Diversas atividades e passeios podem ser desfrutadas nas trilhas ecológicas em meio a Mata Atlântica, como arvorismo, tirolesa, jeep tour, canoagem em canoas havaianas e canadenses. O turismo rural também oferece opções de lazer nos vários pesqueiros, sítios com comidas rurais, haras e passeios a cavalos.

Lama negra

Continua depois da publicidade

O Complexo Termal da Lama Negra tem propriedades terapêuticas e medicinais e atrai inúmeras pessoas. A lama é utilizada em tratamento de artrite, artrose, psoríase, parasitoses, cicatrizes e outros. Funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17 horas e, aos sábados e domingos, das 10h às 16 horas. Na avenida governador Mário Covas, 204, Centro.

Ufologia

O Encontro Ufológico já faz parte do calendário da Cidade e acontece no mês de julho. Peruíbe apresenta características comparáveis às de algumas regiões da Índia e do Peru, com relatos de óvnis e seres extraterrestres. Por ser visitada por estudiosos de ufologia foi criado o primeiro Roteiro Turístico Ufológico do Brasil, que passa por locais com relatos de óvnis e seres luminosos.

Continua depois da publicidade

Terras indígenas

A Terra Indígena Piaçaguera é outro local interessante para se conhecer. São cerca de 300 indígenas tupi-guarani que vivem em 11 aldeias. Algumas trabalham com o Turismo de Base Comunitária. Os indígenas recebem os visitantes e contam a sua história, como vivem e sobre a cultura tupi-guarani. A TI Piaçaguera se localiza na divisa entre os municípios de Peruíbe e Itanhaém.

Aquário

Continua depois da publicidade

O Aquário, hoje terceirizado, é uma boa opção de lazer. No local é possível ver mais de 80 espécies de peixes, répteis, anfíbios e crustáceos. Funciona de segunda a sexta-feira, das 10h às 18 horas e, aos sábados e domingos, das 9h às 19 horas, na avenida Mário Covas, 204, centro.

Continua depois da publicidade

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software