Continua depois da publicidade
O pedreiro que encontrou as cinco medalhas de Eduardo Campos no telhado de um dos prédios danificados pelo acidente que matou o presidenciável disse na manhã de hoje (18), ao ser homenageado na Prefeitura de Santos, que as encontrou por acaso, na tarde do último sábado (16).
Alex Almeida Estevan, de 25 anos, afirma que não sabia que as medalhas estavam sendo procuradas. Ele disse que trabalhou no local das 13h30 até pouco antes das 16h, quando encontrou as medalhas.
Continua depois da publicidade
"Estava limpando o local (telhado de um prédio na Rua Alexandre Herculano), que tinha vários entulhos. Estava retirando o material com uma enxada e um amigo com uma pá. Nunca imaginei que fossem do Eduardo Campos. Só imaginei na hora que eu mostrei para o meu amigo, e ele falou que o filho de Eduardo Campos deu entrevista pedindo as medalhinhas", declarou Estevan.
Continua depois da publicidade
As medalhas foram entregues na noite de sábado ao prefeito Paulo Alexandre Barbosa (PSDB) e encaminhadas ao governador do Estado, Geraldo Alckmin (PSDB), que as levou para o velório de Eduardo Campos, em Recife (PE), no último domingo (17). Alckmin entregou os objetos para a viúva do candidato socialista, Renata Campos. Cada medalha representa um dos filhos de Renata e Campos.
Paulo Alexandre Barbosa disse que pediu empenho nas buscas pelas medalhas após receber um pedido de Alckmin, durante a semana passada.
"Para a família (de Campos) tinha um grande valor sentimental. Após receber esse pedido, conversei com as autoridades que estavam no local. Disseram que iam fazer o possível, mas que as limitações eram muitas", afirmou Barbosa.
Continua depois da publicidade
Homenagem
Por meio do decreto 6.884, assinado hoje (18), o prefeito de Santos concedeu diploma de mérito a servidores e autoridades envolvidas nos trabalhos após o acidente.
Continua depois da publicidade
Além do pedreiro Alex Estevan, foram homenageados Daniel Onias, coordenador da Defesa Civil; Flávio de Brito Júnior, comandante da Guarda Municipal; Maria Del Pilar Bezzera, chefe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu); Flávia Faria Sammarco, secretária de Assistência Social, Alexandre Sachetta, representando a Companhia de Engenharia de Tráfego; Aldo Galiano Júnior, diretor da Polícia Civil na Baixada Santista; Roberto Lago, tenente-coronel do Corpo de Bombeiros, Marcelo de Oliveira Cardoso, tenente-coronel da Polícia Militar e José Luiz Mendes Colmenero, representando o Instituto-Médico Legal (IML).