Pedágio free flow poderá passar por atualizações significativas em seu sistema / Divulgação
Continua depois da publicidade
Mudanças significativas podem ser realizadas no sistema de pedágios free flow. Ainda enfrentando desafios em sua implantação total no país, a nova medida propõe a integração de todas as passagens por pedágios em um único sistema digital.
A ação possibilitará aos motoristas a consulta e quitação dos débitos em diferentes rodovias com maior transparência.
Continua depois da publicidade
A medida também foi determinada com o intuito de evitar que os condutores passem inadvertidamente pelos sensores, que é um dos principais problemas apontados desde o início da adoção do modelo.
Com base na Resolução nº1.013 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), publicada em outubro de 2024, o prazo para o pagamento da tarifa foi estendido de 15 para 30 dias.
Continua depois da publicidade
Inclusive todas as cobranças devem ser disponibilizadas na Carteira Digital de Trânsito (CDT) e nos canais das concessionárias.
Desde o início da implementação do pedágio free flow, muitos condutores ainda desconhecem o novo serviço eletrônico e só tomam ciência do débito ao receber as multas por atraso no pagamento.
A ausência de um padrão de sinalização em determinados trechos contribuiu para esse cenário, que agora, pode ser revertido com a instalação obrigatória de placas informativas
Continua depois da publicidade
Com a nova implementação, os motoristas podem acompanhar por intermédio do aplicativo da CDT, todas as passagens registradas e os respectivos valores pendentes.