Cotidiano

Pedágios e radares chegam antes de obras em rodovias do litoral de SP; veja quais

Governo do Estado confirmou que serão 15 pontos de cobrança de pedágio free flow espalhados por 213 quilômetros

Nilson Regalado

Publicado em 24/08/2024 às 07:30

Atualizado em 24/08/2024 às 09:47

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Só no primeiro ano de contrato, serão investidos R$ 25,6 milhões em sistemas de cobrança de pedágio / Divulgação/Prefeitura de Bertioga

O investimento de R$ 4,3 bilhões ao longo dos próximos 30 anos no lote de rodovias concedido pelo Estado à iniciativa privada será destinado à duplicação de 90 quilômetros de estrada, à construção de dez quilômetros de faixas de ultrapassagem (terceira faixa) e a outros 47 quilômetros de acostamentos. Também serão construídos 73 quilômetros de ciclovias. Mas, o Governo do Estado confirmou que serão 15 pontos de cobrança de pedágio espalhados pelos 213 quilômetros entregues à nova concessionária.

Consultada na última quinta-feira, a Secretaria de Estado de Parcerias em Investimentos disse que a cobrança começará entre o segundo e o quarto ano após a assinatura do contrato, portanto antes que as obras sejam entregues aos usuários das estradas.

Porém, o certo é que o Estudo de Viabilidade Técnica e Econômica que balizou a Parceria Público-Privada prevê a aplicação de R$ 87 milhões em “sistemas e equipamentos de arrecadação”.

Só no primeiro ano de contrato, serão investidos R$ 25,6 milhões em sistemas de cobrança de pedágio.

O valor das tarifas no Lote Litoral deve ficar entre R$ 1,08 e R$ 6,29. O preço fixado pelo Governo do Estado foi de R$ 0,20 por quilômetro em pista dupla e de R$ 0,14 em pista simples. Esse é o mesmo valor adotado no Rodoanel Mário Covas.

E a cobrança será feita pelo sistema free flow, com pórticos que não exigem a construção de praças de pedágio porque o sistema é totalmente eletrônico. Nas vias marginais, os veículos estarão isentos do pagamento.

O Estudo de Viabilidade também projetou investimento de R$ 29,2 milhões em “sistemas e equipamentos de controle de fiscalização”. Nesse quesito, serão R$ 16,8 milhões em radares e outros R$ 12,4 milhões em balanças.

Duplicações

Ao longo dos próximos 30 anos, o trecho Bertioga-Santos da SP-055 (Rio-Santos) será duplicado e terá ciclovia em toda a sua extensão. Já o trajeto entre Peruíbe e Praia Grande vai ganhar vias marginais e dispositivos para garantir a conectividade dentro das cidades.

Miracatu-Peruíbe é outro trecho que passará por duplicação das vias, além de incluir dispositivos viários, marginais e passarelas.

Terceiras faixas

O trecho Mogi-Bertioga contará com 6,2 quilômetros de pista dupla e outros dez quilômetros de terceiras faixas. Também serão recuperados quatro quilômetros de vias marginais e 47 quilômetros de acostamentos serão construídos.

A duplicação acontecerá no trecho de Mogi das Cruzes. Também haverá implantação de uma terceira faixa nos locais de pista simples do Planalto até o início da Serra do Mar. Na serra, serão construídos acostamentos e três rampas de escape para veículos pesados no Km 78,1, no Km 84,4 e no Km 88,5.

As rampas de escape são prolongamentos da estrada compostos por areia, cascalho e pedregulhos que reduzem a velocidade de veículos pesados em descidas acentuadas em casos de perda de freio. Esse desvio traz mais segurança na descida de serra, evitando acidentes.

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