Continua depois da publicidade
O pastor Tupirani da Hora Lores, da igreja Geração Jesus Cristo, aparece em mais de 7.000 vídeos no YouTube falando de sua religião, criticando outras práticas religiosas e xingando e ameaçando o delegado Henrique Pessoa, que investigou crimes de intolerância religiosa no estado do Rio e é perseguido por ele na internet há pelo menos seis anos.
O pastor, que se autointitula "o primeiro pastor preso pela ditadura democrática do Brasil", chama Pessoa de "delegadinho de merda", "uma pessoa sem escrúpulos, sem honra, sem dignidade". Na quarta-feira, uma audiência no 5º Juizado Especial Cível, em Copacabana, terminou em confusão quando Pessoa atirou num fiel. As desavenças entre o delegado e o pastor começaram em 2008, quando quatro integrantes da igreja invadiram um centro espírita quebraram imagens e agrediram frequentadores. Na ocasião, Tupirani foi preso. Desde que saiu, posta vídeos atacando o policial.
Continua depois da publicidade
Em vários deles, faz ameaças ao delegado: "Você é delegado há 19 anos, mas eu sou crente há 30: vai conseguir me deter? Eu expulso demônio, ponho satanás para correr, tenho confrontos com a pomba-gira, tranca-rua, exus, preto-velho, com essa raça toda, há 30 anos. Tu não é nada, eu te engulo. Tu não vai mais a canto nenhum, tua vida vai girar em torno da minha presença." Ele também fala mal da Justiça: "É o diabo que governa o sistema judiciário".
Os vídeos, de cultos, pregações ou individuais, contêm ofensas contra a Igreja Católica, igrejas evangélicas, como a Igreja Universal do Reino de Deus (IURD), o espiritismo, o islamismo, a umbanda e o candomblé. Num deles, Tupirani queima o que parecem ser livros e revistas referentes a Edir Macedo, fundador da IURD e à doutrina espírita.
Continua depois da publicidade
"O Censo diz que o Brasil tem milhões de evangélicos, mas o Censo não tem condição de dizer isso. Eu tenho condições de dizer quem é evangélico: é aquele que está disposto a morrer pelo evangelho. Essas falsas igrejas, evangélicas, católicos, espíritas, no século 21 todas terão um fim. Tudo isso vai ser pisado e resumido a pó, porque Jesus Cristo vai implantar seu reinado milenar", ele profetiza.
Continua depois da publicidade