Cotidiano

Pastas de Segurança e Saúde serão prioridades de Mourão

Reeleito com 76,3% dos votos, tucano comandará - entre 2017 e 2020 - a cidade pela quinta vez

Rafaella Martinez

Publicado em 02/01/2017 às 10:30

Compartilhe:

Alberto Mourão está no poder legislativo há mais de duas décadas / Matheus Tagé/DL

No poder legislativo há mais de duas décadas, Alberto Mourão assume em 2017 o quinto mandato como Prefeito de Praia Grande. De acordo com o tucano, as pastas de educação, saúde e segurança serão prioridades na nova gestão, com investimentos significativos em softwares de segurança, redução no tempo de espera para consultas e entrega de escolas.

Em entrevista ao Diário do Litoral, Mourão afirma que mesmo com as limitações impostas pela crise econômica a cidade trabalhará para enxugar o custeio e não perder a capacidade de investimento.

DL – Que balanço o senhor faz de 2016? A crise econômica atrapalhou projetos na cidade?

Alberto Mourão – Foi um ano excelente. A crise econômica atrapalhou, mas, se a gente for ver o que está acontecendo com os outros municípios, não atrapalhou. Cortamos novas metas, mas cumprimos as que estavam estabelecidas e isso que é importante: eu cumpri aquilo que prometi e não fiz mais por conta da crise. Olhando o entorno do Brasil acredito que fomos extremamente felizes.

DL – E qual a perspectiva para o próximo ano?

Mourão - Eu espero que para 2017 a gente consiga contornar. Estamos torcendo para que o país continue equilibrado e vamos perseverar no aperfeiçoamento. Estruturalmente a cidade avançou em todas as obras de infraestrutura ausente e agora estamos no processo de infraestrutura de reforma e adaptação para o crescimento populacional de Praia Grande.

DL – Dentro desses projetos para adaptação ao crescimento, qual merece destaque?

Mourão – Os sistemas viários serão reformulados para poder melhorar o sistema de transporte coletivo e melhorar também o fluxo de veículos, principalmente nos bairros. A questão de avanço no processo de saneamento básico também. Estamos negociando com a Sabesp o plano de ação para os próximos anos, em especial dos próximos quatro anos, para que a gente possa ter a universalização não só da coleta, mas também do tratamento de esgoto.

DL – Quais são as prioridades da nova gestão?

Mourão – Sempre digo que a prioridade de uma gestão é saúde e segurança. Aí você me pergunta: e a educação? A educação simplesmente não se discute. Ela é o processo primordial para que a sociedade possa evoluir e, aliada a um sistema de saúde digno e segurança eficaz, ela consegue provocar mudanças significativas na sociedade.

DL – O investimento em segurança também foi uma das bandeiras de sua última gestão, certo?

Mourão – Fizemos investimentos significativos com o intuito de avançar cada vez mais no processo de redução nos indicadores de criminalidade. Isso é possível graças a tecnologia colocada à disposição.

DL- E os planos para a pasta de ­saúde?

Mourão - Na área da saúde avançamos muito e isso começa a ficar perceptível agora, pois há poucos meses inauguramos as unidades de saúde novas. E com a introdução da residência médica nós conseguimos também ter um trabalho diferenciado. Eu espero que nos próximos 24 meses (que é o tempo de formação) a gente tenha um residente médico em cada unidade básica. Vamos também reforçar a rede, contratando mais profissionais e trazendo um volume de busca de consulta para um tempo normal. Nas especialidades estamos fazendo um realinhamento para trazer as consultas para um prazo mínimo, haja vista que tínhamos 50 mil e hoje passamos para 14 mil a fila de espera. Já diminuímos muito, mas estamos trabalhando para dar uma resposta ainda melhor ao munícipe. Na área de cirurgia eletiva nós somos a cidade do Estado de São Paulo que menos tem filas de espera, mas ainda acho que temos que baixar mais e vamos intensificar o processo durante o ano de 2017. Praia Grande também é a única cidade que está com o prontuário eletrônico totalmente implantado e agora vamos para a segunda fase, que é a interface com os hospitais, fazendo com que o processo de internação e acompanhamento médico seja mais ágil.

DL – E na educação?

Mourão - Na área da educação vamos ampliar com a entrega de mais quatro ou cinco colégios em 2017. Vamos continuar os trabalhos e esperamos não reduzir os investimentos em 2017. Vamos cada vez mais enxugar custeio para poder não perder capacidade de investimento e conseguir dar uma resposta para a sociedade.

DL – O senhor foi reeleito com 76,3% . Ao que o senhor deve essa confiança depositada nas urnas?

Mourão – Posso garantir ao munícipe menos política e mais ação. Menos discurso populista e mais determinação. Isso foi resultado de austeridade fiscal, objetividade clara e resultados expressivos. Os resultados são palpáveis. Até meus concorrentes reconhecem que eu faço um bom trabalho.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Diário Mais

Conheça o supermercado que dá folgas para quem não aguenta mais trabalhar lá

A inusitada bonificação visa os funcionários que estão infelizes e de saco cheio na empresa

Tecnologia

Internet de Elon Musk está disponível no Brasil e em promoção; saiba como pedir

A Starlink oferece o serviço via satélite e quer mais clientes no país

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter