Cotidiano

Passeios temáticos irão celebrar os 116 anos dos famosos bondes do Litoral de SP

Roteiros especiais com performances artísticas e muita música foram preparados para quem passear de bonde neste domingo (27)

Luana Fernandes Domingos

Publicado em 26/04/2025 às 19:55

Atualizado em 26/04/2025 às 23:15

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Bondes históricos de Santos completam 116 anos nesta segunda-feira (28) / Nair Bueno/DL

Continua depois da publicidade

Neste domingo (27), a Linha Turística do Bonde, em Santos, oferecerá roteiros especiais para celebrar os 116 anos da circulação dos bondes elétricos na cidade. Além dos passeios tradicionais, quatro roteiros temáticos, com saídas a cada hora das 13h30 às 16h30, contarão com performances artísticas e música para reviver momentos históricos e curiosidades daquela época.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

A iniciativa é promovida pela Secretaria de Turismo (Setur) em parceria com a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-Santos). Os passeios serão realizados no Bonde Japão, modelo de 1953 doado pela cidade de Nagasaki. O ingresso custa R$ 7,00, o mesmo valor da linha turística regular.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Conheça a história do veleiro centenário, símbolo de cidade do Litoral de SP

• Conheça 10 bares e restaurantes tradicionais do Litoral de SP

• Estudou lá? Relembre 9 colégios tradicionais que fecharam as portas em Santos

A história dos bondes elétricos em Santos começou em 28 de abril de 1909, com a City of Santos Improvements Company, que também administrava os serviços de água, gás e eletricidade. O sistema iniciou suas operações com 62 bondes de passageiros e 10 veículos de apoio.

Após 100 anos de circulação, a última viagem de bonde aconteceu em 1971, mas a tradição foi resgatada em 2000 com a criação da Linha Turística no Centro Histórico, um dos cartões-postais da cidade.

Continua depois da publicidade

Os ingressos estão à venda na bilheteria do Museu Pelé (Largo Marquês de Monte Alegre, 1, Valongo). Estudantes, professores e maiores de 60 anos pagam meia-entrada. Crianças de até cinco anos, no colo, não pagam.

Visitação especial

Além do passeio, o público pode visitar gratuitamente a exposição de bondes e carros ferroviários no Valongo, onde será instalado o futuro Museu Ferroviário de Santos. O acervo já reúne 13 bondes de diferentes nacionalidades e receberá mais oito veículos históricos da Alemanha e do Japão, além de três carros ferroviários, incluindo um usado por ex-presidentes do Brasil.

As visitas acontecem aos finais de semana, das 11h às 16h. Para participar, basta retirar uma senha no Museu Pelé.

Continua depois da publicidade

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software