Cotidiano
Roteiros especiais com performances artísticas e muita música foram preparados para quem passear de bonde neste domingo (27)
Bondes históricos de Santos completam 116 anos nesta segunda-feira (28) / Nair Bueno/DL
Continua depois da publicidade
Neste domingo (27), a Linha Turística do Bonde, em Santos, oferecerá roteiros especiais para celebrar os 116 anos da circulação dos bondes elétricos na cidade. Além dos passeios tradicionais, quatro roteiros temáticos, com saídas a cada hora das 13h30 às 16h30, contarão com performances artísticas e música para reviver momentos históricos e curiosidades daquela época.
A iniciativa é promovida pela Secretaria de Turismo (Setur) em parceria com a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-Santos). Os passeios serão realizados no Bonde Japão, modelo de 1953 doado pela cidade de Nagasaki. O ingresso custa R$ 7,00, o mesmo valor da linha turística regular.
Continua depois da publicidade
A história dos bondes elétricos em Santos começou em 28 de abril de 1909, com a City of Santos Improvements Company, que também administrava os serviços de água, gás e eletricidade. O sistema iniciou suas operações com 62 bondes de passageiros e 10 veículos de apoio.
Após 100 anos de circulação, a última viagem de bonde aconteceu em 1971, mas a tradição foi resgatada em 2000 com a criação da Linha Turística no Centro Histórico, um dos cartões-postais da cidade.
Continua depois da publicidade
Os ingressos estão à venda na bilheteria do Museu Pelé (Largo Marquês de Monte Alegre, 1, Valongo). Estudantes, professores e maiores de 60 anos pagam meia-entrada. Crianças de até cinco anos, no colo, não pagam.
Além do passeio, o público pode visitar gratuitamente a exposição de bondes e carros ferroviários no Valongo, onde será instalado o futuro Museu Ferroviário de Santos. O acervo já reúne 13 bondes de diferentes nacionalidades e receberá mais oito veículos históricos da Alemanha e do Japão, além de três carros ferroviários, incluindo um usado por ex-presidentes do Brasil.
As visitas acontecem aos finais de semana, das 11h às 16h. Para participar, basta retirar uma senha no Museu Pelé.
Continua depois da publicidade