Cotidiano
Análise foi realizada pela Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados
Ovos de Páscoa estarão mais caros neste ano / Arquivo/ANPR
Continua depois da publicidade
Com a disparada no preço do cacau, que registrou um aumento de 190% em dois anos, é estimada a produção de 45 milhões de unidades de ovos de Páscoa.
Esse valor representa uma queda de 22,4% na comparação com 2024, quando a fabricação foi de 58 milhões. A análise foi realizada pela Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados (Abicab).
Continua depois da publicidade
Além desse fator, o tamanho dos ovos está menor e, por isso, os preços podem variar de acordo com o tamanho. A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL Santos Praia) projeta que o preço dos ovos de Páscoa suba 10% nesta Páscoa.
No acumulado de 12 meses, até janeiro, o preço do chocolate em barra e do bombom subiu 16,53%. O chocolate em pó também subiu 12,49%. As informações foram divulgadas pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).
Continua depois da publicidade
O Diário do Litoral foi às lojas para averiguar os valores dos ovos, veja no vídeo abaixo:
Os produtores artesanais também estão enfrentando sérias dificuldades, pois precisam pesquisar estratégias para driblar a alta dos insumos, como optar por um mix de produtos e diminuir o tamanho da embalagem.
Segundo a CDL Santos Praia, a principal ação a tomar é pesquisar os preços e atentar-se às ofertas em lojas menores, empórios, hortifrutis e mercados, além de acompanhar descontos na compra de mais produtos.
Continua depois da publicidade
Mesmo com a alta nos preços, a Brasil Cacau anunciou nova colaboração com o chocolate Lollo, da Nestlé. A novidade é uma caixa de bombons de chocolate ao leite recheados com marshmallow sabor malte.