Continua depois da publicidade
A construção do novo pontilhão da Avenida Almirante Cóchrane (canal 5) com a Av. Afonso Pena recebeu ontem (8) a instalação de laje alveolar pré-moldada. O serviço integra a primeira fase das obras da estrutura que está sendo executada em duas etapas para minimizar o impacto no trânsito.
“Foi retirada uma parte do canteiro central com largura de 6 metros e executado o berço, que são as bases laterais onde ficam apoiadas as vigas da laje alveolar”, explica o eng. Hélio Hamilton Jr., da Secretaria de Infraestrutura e Edificações (Siedi), pasta responsável pela obra.
Continua depois da publicidade
Outra Fase
Esta etapa, iniciada há pouco mais de um mês, tem estimativa de término em três meses e compreende o realinhamento da via para tornar reto o antigo traçado curvo da pista. Após, será aplicada a capa de concreto que deverá aguardar o tempo de cura (secagem) durante 30 dias. A obra da nova estrutura, com área total de 192m2, tem custo de R$ 267.487,46.
Continua depois da publicidade
Somente após o término da primeira fase da obra, começa a demolição da antiga ponte e construção da complementação da nova estrutura, também com prazo de três meses. Por isso, não haverá interdição da Av. Afonso Pena. A CET-Santos realizará apenas bloqueio parcial da via, na pista sentido Ponta da Praia/José Menino. Também não haverá alteração de rota do transporte público.
A obra do pontilhão no canal 5 integra um conjunto de reforma de 11 pontes e construção de dois novos. O investimento total é de R$ 3,8 milhões, verba recebida do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias (Dade), do Governo do Estado. Os serviços estão sendo realizados pela Engeterpa, empresa vencedora da licitação.