Com essa integração, o território do parque pertencerá ao estado, impedindo a construções irregulares e possibilitando a realização de ações educativas / Divulgação/Governo de SP
Continua depois da publicidade
O Parque Estadual Serra do Mar expandirá sua unidade de conservação e proteção integral do Estado de São Paulo. Segundo a Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística de São Paulo, a área contará com mais 10,3 hectares, quase 10 campos de futebol, além dos 322.293 já existentes.
Um estudo da fauna e flora do território foi feito para a incorporação da área ao parque, que apontou a existência de 38 espécies de plantas, sendo uma delas a palmito-juçara, que está em extinção. Além de 117 espécies de animais.
Continua depois da publicidade
Com essa integração, o território do parque pertencerá ao estado, impedindo a construções irregulares e possibilitando a realização de ações educativas.
Parte da área de mata nativa foi doada à Fundação Florestal pela Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano, que construiu um conjunto habitacional para as famílias que vivem em áreas de risco nas encostas da serra.
Continua depois da publicidade
A proposta da expansão foi aprovada por unanimidade pelo colegiado, na 438° Reunião do Conselho Estadual do Meio Ambiente (Consema).
Continua depois da publicidade