Continua depois da publicidade
Hoje, a Paróquia Nossa Senhora das Graças (Rua Padre Anchieta, nº 107 – Vila Alice) promove a “Festa do Migrante”, às 19h30, na sede da Paróquia. A solenidade começa com uma missa, seguida de apresentações que caracterizam as cinco regiões brasileiras. Em frente à Igreja também serão vendidas comidas típicas a um valor simbólico, com o apoio da Prefeitura de Guarujá, que fornece as barracas e tendas para a quermesse.
Em prol das despesas da igreja, os doces e salgados populares de cada região do Brasil serão vendidos para angariar fundos a Paróquia, no preço de até R$ 5. Deacordo com o padre Luiz Bapitstel, a litúrgica terá uma mensagem voltada à vivência dos migrantes em terra estrangeira e ao conforto da alma dos parentes, que ficaram na terra natal. “Será uma noite emocionante, de lembranças. Vamos fazer uma oração para os familiares que estão longe”, revela Bapitstel.
Por pertencerem à ordem dos Scalabrinianos, a Paróquia Nossa Senhora das Graças possui um trabalho pastoral em função dos migrantes e pessoas de vulnerabilidade social, que também está ligado ao Centro Scalabriano de Promoção do Migrante (Cesprom), em Vicente de Carvalho.
Continua depois da publicidade
“Nossa Congregação Scalabriniana nasceu para o atendimento da imigração italiana e agora cuidamos da mobilidade urbana das pessoas que vêm do Nordeste para cá. Em alguns lugares do país nós prestamos serviços de apoio com centros de refugiados para caminhoneiros, pescadores e inclusive os marítimos da Baixada Santista”, explica o padre.