Um importante passo para modernização do Carnaval foi dado na última quinta-feira (22). A prefeitura assinou termo de cooperação com o Senai para implantação de cursos na zona noroeste. O objetivo é garantir profissionais preparados tecnicamente para acompanhar o trabalho das escolas de samba.
Serão oferecidos três cursos, no Centro Cultural da Zona Noroeste (sambódromo), com inauguração prevista para os próximos dias: auxiliar de mecânico de automóveis, voltado especificamente para a produção dos carros alegóricos e alegorias das escolas de samba; instalador de refrigeração de climatização doméstica; e assistente administrativo.
As inscrições serão abertas em setembro. No total são 96 vagas, entre manhã e tarde. Cada turma terá 16 alunos, com carga horária de 160 horas. O Senai oferece material didático e professores. As aulas, gratuitas, começam dia 14 de outubro.
Fiscalização ampliada
Durante a solenidade, o prefeito Paulo Alexandre Barbosa anunciou a formação de parceria com o Crea (Conselho Regional de Engenharia) para a exigência da emissão da ART (Anotação de Responsável Técnico) para as escolas de samba.
O documento garante responsabilidade do engenheiro que responde pelo projeto das escolas. “Vamos ampliar o rigor na fiscalização da montagem da estrutura do Carnaval”, disse o prefeito.
A solenidade contou com a presença do coordenador técnico do Senai, Benedito Lourenço Costa Neto; do presidente da Liga das Escolas de Samba, Heldir Lopes Cunha, autoridades municipais, entidades, representantes das escolas de samba e comunidade.
Foto: Isabela Carrari