Continua depois da publicidade
O Programa Ampliado de Imunizações do Paraguai exige que os paraguaios que viajarão para o Rio de Janeiro, em julho, para participar da Jornada Mundial da Juventude, tomem vacina contra uma série de doenças, incluindo o sarampo.
A diretora, Sonia Arza, ressaltou que o Brasil registra casos de “sarampo e outras enfermidades”. Ela disse que vacinação é uma maneira de os viajantes se resguardarem, pois pessoas de “várias partes do mundo” estarão na jornada.
“O programa está ampliando a proteção aos viajantes, prevenindo a possibilidade de casos importados de sarampo e outras enfermidades”, disse a diretora. Segundo ela, os viajantes poderão se vacinar nos centros e unidades de saúde, além dos hospitais regionais, nos quais as vacinas são gratuitas.
Continua depois da publicidade
A Jornada Mundial da Juventude, com a presença do papa Francisco, será de 23 a 28 de julho, no Rio. Segundo Sonia Arza, o estado da Paraíba confirmou 15 casos de sarampo, em João Pessoa, e a situação é observada pela vigilância epidemiológica e de vacinação.
O Ministério da Saúde brasileiro não vai se manifestar sobre a decisão paraguaia.
Continua depois da publicidade