O evento foi realizado neste domingo (08) na Praça Mauá / Isabela Carrari/PMS
Continua depois da publicidade
Um manifesto em forma de festa para refletir sobre o respeito e a dignidade com a comunidade LGBT+. Esse foi o clima da 6ª Parada do Orgulho LGBT de Santos, realizada neste domingo (08) na Praça Mauá (Centro Histórico), que marcou o encerramento da 12ª Semana Municipal da Diversidade Sexual.
Nem mesmo o tempo cinzento e a ameaça de chuva impediu que a frente do Paço Municipal ficasse repleta de pessoas, em sua maioria com cores que remetiam ao arco-íris da bandeira do movimento desta comunidade. A Parada contou com várias apresentações de 24 artistas, entre drags, músicos, performers e DJs.
Continua depois da publicidade
AVANÇOS
“Avançamos muito em políticas públicas no Município, em legislações que garantem os direitos das pessoas LGBT, como a questão do nome social no jazigo, a criação do conselho municipal e o selo da diversidade”, ressaltou a prefeita em exercício e secretária da Mulher, Cidadania e Direitos Humanos (Semulher), Renata Bravo, que foi homenageada no evento com a entrega de uma placa.
Continua depois da publicidade
Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.
“O dia de hoje traz a visibilidade que precisamos ter na sociedade, o nosso espaço de fala. É hora de ter o nosso manifesto para dizer que existimos, que resistimos e precisamos ser respeitados”, afirma a presidente da Associação da Parada do Orgulho LGBT de Santos, Daisy Eastwood, que organizou a iniciativa em parceria com a Coordenadoria da Diversidade (Codiver), da Semulher, e o Conselho Municipal de Políticas Públicas LGBT (ConLGBT).
“Tivemos uma série de eventos, workshops e oficinas que vieram para promover ações afirmativas. Foi uma semana intensa, encerrada com a Parada, que serviu para ouvir a sociedade civil, em especial lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais, para fazermos políticas públicas”, afirma a coordenadora da Codiver, Taiane Miyake.
Continua depois da publicidade
O presidente do ConLGBT, Wellington Araújo, também comemora o resultado dos eventos da Semana e espera que eles tragam a reflexão da necessidade de uma cidade para todas as pessoas. A Parada também contou com a participação do coordenador da Diversidade Sexual do Estado de São Paulo, Rafael Calumby. “Estamos juntos contra qualquer tipo de LGBTfobia e de intolerância”, destacou o representante do governo estadual.
Continua depois da publicidade