Continua depois da publicidade
Há pessoas, que mesmo sendo esforçadas e dedicadas, não conseguem ser bem sucedidas. A vida não deslancha, não prospera. Mas por que isso acontece? Qual é o segredo do sucesso? A resposta está dentro de si mesmo. A psicanalista e hipnóloga do Instituto Nacional de Excelência Humana (INEXH) Cecília Jorge explica como o autoconhecimento, a definição de objetivos e saber lidar com as emoções podem contribuir para o sucesso.
Diário do Litoral - O sucesso profissional e pessoal depende unicamente da pessoa, da forma como lida com as situações, pensamentos, como conduz a sua vida?
Cecília Jorge - Sim, depende unicamente da pessoa. O principal fator é de como ela encara os fatos, qual o significado que ela dá para cada fato que viveu. O fato por si só não tem emoção. O significado que ela dá para esse fato é que gera uma emoção, e daí gera uma crença de capacidade ou incapacidade, merecimento ou não. E, em cima disso, toma decisões e tem os resultados. Se o resultado não está sendo positivo, deve fazer outra coisa, pois se fizer a mesma coisa, obterá o mesmo resultado.
DL - Por trás da falta de coragem em empreender um novo projeto, ou mudar de emprego, por exemplo, sair da zona de conforto, pode haver traumas? Que outros fatores podem ainda contribuir para que a pessoa se “auto-sabote”?
Continua depois da publicidade
Cecília Jorge - Partindo do princípio que todo comportamento tem um intenção positiva, não existe “auto-sabotagem”. A pessoa irá fazer o melhor que pode com os recursos que ela possui, no memento em questão. O medo é uma das emoções que faz com que a pessoa fique parada, não agir. Só terá traumas se caso ela der algum significado negativo. O medo não esta aí à toa, ele serve para nos proteger, mais também impede de realizarmos sonhos.
DL - O que é preciso fazer para assumir as rédeas da vida e realizar aquilo que se almeja?
Continua depois da publicidade
Cecília Jorge - Ter comprometimento e fazer aquilo que gosta. Só assim atingirá a excelência. É importante saber o que almeja, qual o “valor” que o sonho tem para você, o quanto você está disposto a conquistá-lo. Ter sucesso dá trabalho. Pessoas de sucesso como Ayrton Senna, Steve Jobs, Silvio Santos, Pelé e muitos outros que poderemos citar só chegaram aonde chegaram com muito trabalho. Gosto de uma frase do Airton: “As pessoas dizem que eu tenho sorte e eu percebo que quanto mais eu treino, mais sorte eu tenho”.
DL - Você disse que quatro emoções básicas regem a nossa vida: raiva, tristeza, medo e alegria. Como uma pessoa pode desenvolver o seu quociente emocional (QE) e assim ter mais qualidade de vida?
Cecília Jorge - Sim, estas emoções são básicas, delas originam outras. Ter o controle de suas emoções é um trabalho diário. No treinamento DL (Desenvolvimento e Liderança) são feitas dinâmicas para que a pessoa possa vivenciar essas emoções e ter um autoconhecimento, percebendo quais comportamentos são necessários mudar para atingir evolução pessoal e profissional.
Continua depois da publicidade
DL - As emoções podem desencadear depressão, síndrome do pânico, transtornos de ansiedade, entre outras doenças mentais?
Cecília Jorge - Pode ser que sim, depende de cada pessoa.
DL - Na busca pelo desenvolvimento do quociente intelectual, a inteligência emocional (QE) fica defasada. Como equilibrar essa balança? O que é mais importante o QI ou o QE, ou ambos?
Continua depois da publicidade
Cecília Jorge - Para poder trabalhar o QE é necessário ter o controle de suas emoções. Ter um autoconhecimento. Os dois são importantes, mas o que vai fazer a diferença na hora é o QE, pois não adianta ser o melhor da classe se não souber lidar com os professores e amigos.
DL - Pesquisas realizadas por empresas de recursos humanos apontam que a maneira como um profissional se relaciona com os colegas no ambiente de trabalho conta mais em sua avaliação do que sua capacidade de produção. No mercado de trabalho, o QE é mais importante do que o QI?
Continua depois da publicidade
Cecília Jorge – Sim, é mais importante. Saber trabalhar em equipe e liderar faz toda a diferença nas empresas hoje em dia.
DL - O QE também é importante para o bom relacionamento com familiares, amigos e com o companheiro ou companheira?
Cecília Jorge - Com certeza. Ter o controle delas irá ajudar no relacionamento familiar, amoroso e ter amigos mais presentes. Em geral, uma harmonia com todos em sua volta.
Continua depois da publicidade
DL - Qual é o segredo da felicidade e do sucesso?
Cecília Jorge - Para cada pessoa a felicidade, sucesso pessoal e profissional tem significados diferentes. O ideal é ter uma boa formulação de objetivos. Para isso, o objetivo deve ser formulado no positivo, tem que ter ação individual (depender somente da pessoa), tem que ser específico, ter equilíbrio (não pode ser só trabalho, só família, só físico...). Fazer-se feliz por cada pequena coisa que se conquistou no seu dia a dia. Esta é uma regra de ouro.
Continua depois da publicidade