Cotidiano

Papo de Domingo - Diário do Litoral beneficia 11 instituições com o DL Solidário

Suplemento mensal voltado à divulgação de obras sociais foi lançado em março de 2014

Publicado em 04/01/2015 às 11:33

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Continua depois da publicidade

O Diário do Litoral expandiu seu projeto editorial em 2014 lançando um suplemento dedicado exclusivamente às obras sociais realizadas por instituições localizadas na Baixada Santista.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Denominado DL Solidário, o encarte é publicado sempre na última sexta-feira de cada mês e distribuído junto com a edição do dia do Diário do Litoral. Cada edição do DL Solidário é dedicada a mostrar o trabalho realizado por uma única instituição social. A Fraternidade de Aliança Toca de Assis foi a primeira contemplada.

A edição de estreia do DL Solidário foi publicada no dia 28 de março. No início, o DL Solidário era quinzenal. A periodicidade foi mantida para as três primeiras edições. A segunda edição divulgou o trabalho do CRPI (Centrode Recuperação de Paralisia Infantil e Cerebral do Guarujá) e a terceira, do Desafio Jovem de Santos. Já a partir da quarta edição, o DL Solidário passou a ser mensal. No período de maio a dezembro foram contempladas as seguintes instituições: Centro de Valorização da Vida (CVV), TAMTAM, Casa Vó Benedita, Educafro, Minha Comunidade, Vovó Walquiria, Pró Viver e A.S.S. Cidadania - Doutores Voluntários do Riso.

Instituições sociais interessadas em ter seu trabalho divulgado no DL Solidário podem enviar email para editor@diariodolitoral. com.br, especificando no “Assunto” da mensagem o termo “DL Solidário”. Para obter mais informações sobre o projeto e ler as edições que já foram publicadas, basta acessar o site www. diariodolitoral.com.br/dlsolidario.

Continua depois da publicidade

‘Sentimos a necessidade de dar vez às entidades sociais para mostrarem o seu trabalho’

O diretor-presidente do Diário do Litoral, Sergio Souza, explica o que é o DL Solidário e o intuito desse projeto.

Diário do Litoral - O que inspirou a fazer o DL Solidário?

Continua depois da publicidade

Sergio Souza - O DL Solidário surgiu há quase um ano. O projeto foi criado em uma reunião quando o Diário completou seus 15 anos de existência com circulação diária. A gente sentiu a necessidade de não só colocar a informação jornalística de conteúdo para o nosso leitor, mas dar sim a oportunidade para aquelas entidades que trabalham no silêncio, mas que em muito contribuem para as pessoas que precisam delas. A gente dá a vez para essas instituições dentro do jornal.

DL - O Diário do Litoral doa dois mil exemplares do DL Solidário para cada instituição contemplada. Qual o motivo dessa doação?

Sergio - Tem uma “casinha” ali que muita gente não sabe o que é, e entrando a pessoa vai descobrir que existe um trabalho solidário ali dentro, mas, às vezes, nem o pessoal do bairro conhece porque a própria entidade não tem instrumentos e nem recursos para fazer a divulgação do seu trabalho, então ela se utiliza desse material que a gente dá em quantidade maior para que ela possa colocar o bairro mais próximo do seu trabalho. 

Continua depois da publicidade

- “Essas entidades ajudam muito a cidade e a Região” (Foto: Matheus Tagé/DL)

DL - Todos os repórteres do DL já fizeram matérias para o DL Solidário no ano passado, e você considera isso uma experiência importante para os jornalistas, por que?

Sergio - O jornalista que se forma na faculdade vem com algumas retrancas de sua preferência. Ele quer trabalhar cidades, esporte, polícia, sindical. O jornalista fica situado no jornal em alguma retranca. E, aí, quando nós fizemos essa proposta, nós falamos aos jornalistas que eles iriam conhecer uma entidade que trabalha com o social, uma creche, um atendimento ao público, um asilo. Nós dissemos: você vai ficar um dia dentro daquela entidade, fazendo o trabalho de captação desse conteúdo, das pessoas que estão lá, que trabalham lá, que frequentam lá, e a gente vai fazer um trabalho dedicado daquela entidade. A gente tem sentido no retorno do pessoal que o jornalista se emociona com aquela história, com aquelas pessoas, ele percebe a importância daquele trabalho. A gente sabe que o poder público não consegue atender todo mundo. Não tem recursos suficientes para atender e agasalhar todos aqueles que precisam. Essas entidades ajudam muito a cidade e a Região. 

Continua depois da publicidade

DL - O DL Solidário continuará no próximo ano?

Sergio - Nós vamos continuar com as edições mensais, buscando novas entidades. Aproveito para convidar as instituições que tiverem interesse a participarem desse projeto. Fica aberto aqui o canal de comunicação através do email [email protected]. A entidade pode manifestar o seu interesse. A gente vai colocar numa lista, analisar, e entrar em contato para que essa entidade possa figurar em uma das edições do próximo ano.

DL - Sergio, fale sobre o livro “DL Solidário” que também integra esse projeto.

Continua depois da publicidade

Sergio - Dentro do projeto inicial ficou pré-estabelecido que nós íamos editar um livro. Uma coletânea de alguns números desse DL Solidário, onde o jornalista participou, com todo conteúdo de matérias e fotos. O lançamento do livro está previsto para o primeiro semestre de 2015.

DL - O trabalho social do Diário do Litoral contempla ainda jantares beneficentes. Quantos jantares são realizados por ano?

Sergio - Durante o ano são escolhidas duas entidades que fecham o planejamento das nossas ações. Nós convidamos as pessoas a comprarem os convites. Toda essa renda da venda desses convites é destinada para a entidade que foi escolhida. Toda a operação, o hotel, o restaurante, enfim, as pessoas que estão colaborando é tudo feito de forma solidária e voluntária para esse evento, para que sobre um valor bastante significativo para a entidade poder usar dentro de suas próprias necessidades financeiras, para dar continuidade ao seu trabalho.

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software