Cotidiano

Papa e líderes firmam acordo pelo fim da escravidão

No documento, os religiosos se comprometem a lutar dentro de suas comunidades pela erradicação, até 2020, do trabalho forçado e do tráfico de pessoas

Pedro Henrique Fonseca

Publicado em 02/12/2014 às 18:34

Compartilhe:

O papa Francisco e líderes de seis religiões do planeta assinaram, nesta terça-feira (2), um acordo contra a escravidão. No documento, os religiosos se comprometem a lutar dentro de suas comunidades pela erradicação, até 2020, do trabalho forçado e do tráfico de pessoas, considerados crimes contra a humanidade. Segundo estimativas, 35 milhões de pessoas ainda são vítimas da escravidão no mundo.

Eliminar o trabalho escravo e o tráfico humano é uma das prioridades do pontificado de Francisco. De acordo com o chefe da Academia Pontifícia de Ciências, o bispo Marcelo Sanchez Sorondo, a preocupação do papa surgiu quando ele ainda era arcebispo em Buenos Aires. "Aqui, ele teve contato com a situação das drogas, dos excluídos, e, naturalmente, a forma mais dramática de exclusão é a escravidão, que é o trabalho forçado e a prostituição", disse Sorondo, em entrevista durante a cerimônia de assinatura do documento.

O acordo foi firmado no Vaticano, onde se reuniram com o papa Francisco representantes budistas, judaicos, anglicanos, ortodoxos, hindus e muçulmanos. A iniciativa é apoiada pelo Global Freedom Network, uma organização que busca o apoio de governantes e instituições financeiras, educacionais e religiosas para a causa.

O papa Francisco e líderes de seis religiões planeta assinaram um acordo contra a escravidão (Foto: Agência Brasil)

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Diário Mais

Há 27 anos, tragédia em travessia de balsa no litoral de SP fazia o Brasil chorar

Quatro funcionários de uma mesma empresa morreram juntos, sem chance de se salvar

Diário Mais

Você sabe por que os cadáveres do Titanic nunca foram encontrados?

Diversas teorias foram criadas ao longo dos anos para explicar a ausência dos restos mortais

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter