Continua depois da publicidade
Uma falha em um trem na Estação Liberdade do Metrô, na Linha 1-Azul (Jabaquara-Tucuruvi), causou transtornos aos passageiros na manhã desta segunda-feira, 17. Como reflexo da pane, as demais composições circularam com a velocidade reduzida. Além disso, houve formação de filas grandes fora das estações, atrasando o embarque dos usuários.
De acordo com o Metrô, um defeito acometeu o sistema pneumático de um trem parado na plataforma da Liberdade, às 7h15. As pessoas que estavam dentro da composição tiveram de desembarcar, mas o trem ficou quase 40 minutos estacionado na estação. Às 7h53 a composição foi removida do local. A partir daí, o Metrô informou que a linha estava em processo de normalização. A reportagem apurou que na Estação Tucuruvi chegou haver controle de fluxo de passageiros, ou seja, funcionários restringiam a entrada de pessoas na parada, a fim de evitar superlotação da plataforma, o que provocou filas extensas do lado de fora.
O problema impactou outras linhas, como a 2-Verde (Vila Madalena-Vila Prudente) e a 3-Vermelha (Palmeiras/Barra Funda-Corinthians-Itaquera), onde os trens rodaram com a velocidade reduzida e maior tempo de parada nas estações.
No dia 4 do mês passado, uma pane em uma porta de um vagão paralisou o metrô de São Paulo por 5 horas. Dez das 18 estações da Linha 3-Vermelha foram fechadas. Por causa do calor e da superlotação, usuários que esperavam mais de 20 minutos para seguir viagem acionaram os botões de emergência para abertura de portas de sete composições diferentes e saíram pelos túneis. Houve tumulto e pânico entre os passageiros. No tumulto, seguranças do Metrô agrediram passageiros na Estação Sé. Houve confusão e depredação na plataforma. Reforço policial foi solicitado pela direção da empresa.
Continua depois da publicidade