A cidade de Madri está com registros de falta de energia / Reprodução
Continua depois da publicidade
Na manhã desta segunda-feira (28), um apagão cibernético atingiu países da Europa, como Portugal e Espanha, deixando-os sem energia elétrica. Muitos estabelecimentos, como hospitais e aeroportos, permanecem sem fornecimento de energia.
A concessionária espanhola Red Eléctrica confirmou a falha elétrica no país, e a operadora de energia de Portugal informou que o apagão atingiu toda a Península Ibérica, além de partes da França e da Alemanha.
Continua depois da publicidade
Linhas telefônicas e semáforos foram afetados, e, nos aeroportos, os embarques estão sendo realizados de forma manual, "à moda antiga".
Em Portugal, há registros de pessoas presas dentro de vagões de metrô, e os hospitais enfrentam dificuldades devido à falta de energia.
Continua depois da publicidade
O Hospital de Santa Maria, em Lisboa, ativou um plano de emergência, utilizando geradores para manter o funcionamento de áreas críticas, como o bloco operatório e a unidade de cuidados intensivos.
O Instituto Nacional de Emergência Médica de Portugal fez um apelo para que os cidadãos utilizem os serviços apenas em casos de real necessidade.
As causas do incendente seguem sendo estudadas, mas a previsão é que a situação possa ficar estabilizada no prazo de 10 horas.
Continua depois da publicidade