Cotidiano

Painel que informa qualidade do ar será reativado na próxima semana

O painel que informa sobre a qualidade do ar, em Cubatão, deverá voltar a funcionar na próxima semana

Publicado em 13/01/2013 às 21:06

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Continua depois da publicidade

O equipamento deixou de transmitir os dados após a queima de um dispositivo eletrônico que está sendo substituído pelo setor competente da Prefeitura. O equipamento, instalado na Avenida 9 de Abril, principal acesso ao Centro da Cidade, não funcionava há alguns meses, segundo informou um munícipe ao DL.

O secretário de Meio Ambiente, José Roberto Baldini, explicou que uma fonte do computador que alimenta o equipamento queimou e a substituição da peça já está sendo providenciada pela Prefeitura. A previsão é que o painel volte a transmitir as condições da qualidade do ar já na próxima semana.

Baldini ressaltou que o painel apenas informa os resultados do monitoramento da qualidade do ar realizado pela Cetesb. O monitoramento nunca foi interrompido. Os dados são transmitidos online pela Cetesb para o painel. “O equipamento apenas torna transparente para a população as condições da qualidade do ar, que se mantém sob controle, na Cidade”, afirmou o secretário de Meio Ambiente. 

O painel foi reativado em 2007, graças a um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado entre Prefeitura de Cubatão, Ultrafértil, Cetesb e Promotoria do Meio Ambiente. O equipamento havia sido retirado do local pela Prefeitura sete anos antes para manutenção, após 15 anos de uso. 

Conforme o TAC de 2007, coube à empresa Ultrafértil comprar o equipamento que custou cerca de R$ 250 mil e à Prefeitura, contratar empresa que fez a instalação, no caso a Spider. A Administração Municipal não informou os custos dos reparos e da peça que será reposta.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Continua depois da publicidade

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software