Cotidiano

Pães de queijo da Vovó Mocinha chegam à Baixada Santista

A empresa começa a dar seus primeiros passos na Baixada Santista

LG Rodrigues

Publicado em 17/08/2023 às 08:14

Atualizado em 17/08/2023 às 08:14

Compartilhe:

A empresa agora começa a dar seus primeiros passos na Baixada / LG Rodrigues/DL

A trajetória de Francisco Penha, ou só Penha, como ele prefere, é uma das maiores provas de que a vida dá voltas e nos leva a locais inesperados mas que com um pouco de perseverança e força de vontade, tudo é possível.

Criado no Paraná, Francisco trabalhou desde muito novo e se aposentou cedo, aos 44 anos. Diretor de empresas internacionais e atuando junto a multinacionais de vários países, ele rapidamente percebeu que não conseguiria ficar parado. Com a ajuda de familiares e amigos, Penha abriu negócio próprio, mas um problema de saúde, fruto de um incidente durante um procedimento médico, o deixou surdo de um ouvido e com a audição prejudicada no outro. Entre altos e baixos, ele juntou forças para não desistir de sua trajetória e, com a ajuda de um sócio, passou a vender balas de coco e bolos, mas foi no terceiro produto, os pães de queijo, que as coisas começaram a decolar.

"Começamos a fazer pão de queijo na mão e aí o rapaz me disse um dia que ninguém mais queria o pão de queijo de outro fornecedor. Só queria o nosso. Foi aí que eu fui construir uma fábrica", explica.

Tendo trabalhado em camelôs e em beiras de estradas para vender seus produtos, Penha e sua família chegaram a ter, em determinado momento, ter três espaços diferentes, mas hoje concentram toda a produção de pães de queijo em uma única fábrica.

Batizado com o nome de Vovó Mocinha, a empresa de Penha agora começa a dar seus primeiros passos na Baixada Santista. Com o objetivo de ampliar os horizontes, ele já começou a comercializar seus produtos junto a panificadoras, como a Padaria Arco Íris, a Panificadora Santa Cecília e o supermercado Forte da Barra.

"Hoje a gente é uma empresa, graças a Deus, reconhecida, temos uma auditoria, temos um processo de automação, fornecemos para vários lugares, nossos pães já foram pro Canadá, pra Paris, e o SEBRAE me ajudou, me chamou pra dar palestras sobre empreendedorismo", explica.

Já o nome de Vovó Mocinha vem como uma forma de homenagear a avó de Penha, a qual criou os netos e passou toda a infância dos pequenos preparando salgados, pães e doces para os mesmos.

"Chamavam ela de vovó mocinha, eu vivia com ela e quando aconteceu tudo isso, que eu fui pra estrada, eu falei, 'eu vou homenagear a minha avó' e ficou Vovó Mocinha e quando eu estava na estrada já colocava a faixa, e eu gostei inclusive porque é um nome duplo, de uma vovó que é jovem e o pessoal tem curiosidade, pergunta e às vezes brinca com isso, mas é essa é a razão".

Atualmente em alguns estabelecimentos, Penha convida todos a seguir o perfil da 'Vovó Mocinha' nas redes sociais, onde eles devem trazer atualizações em breve sobre a chegada dos famosos pães de queijo à Baixada Santista.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Diário Mais

'Semana do Cinema' terá ingressos por apenas R$ 12,00; confira dicas

Diário do Litoral separou algumas dicas de filmes que poderão ser conferidos pelo valor promocional

Polícia

Esposa e irmã de Igor Peretto são presas no Litoral de SP

Na última segunda-feira (2), Rafaela e Mário tiveram a prisão temporária decretada

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter