Pães de maçã, de vários formatos, são o carro chefe da padaria e os preferidos pelos clientes em Peruíbe / Nair Bueno/DL
Continua depois da publicidade
Produzir pães de forma artesanal e saudáveis. Essa é a receita da padaria Pão de Maçã ao completar 37 anos, este mês, sendo uma referência em Peruíbe. Fundada em 12 de julho de 1987, a padaria está sob o comando do casal Leonídia Sampaio Monteiro da Silva e Emiliano Martensen e se tornou bastante conhecida pelo pão de maçã e outros pães diferentes.
A história da empresa da família é contada pelo filho Tiago de Monteiro e Silva, que é um dos sócios.
Continua depois da publicidade
“Minha família já tinha uma cafeteria em Limeira, no interior de São Paulo, mas veio conhecer a cidade de Peruíbe no ano de 1982, por meio de um amigo de meu pai. Meus pais se apaixonaram pela Serra do Guaraú e decidiram abrir um comércio aqui”, explica.
Após vender um imóvel em Limeira, a família conseguiu um ponto na região central de Peruíbe.
Continua depois da publicidade
Nas férias de julho de 1987, eles abriram a cafeteria Pão de Maçã, na avenida Padre Anchieta, 881, no centro.
Após um ano de funcionamento, eles começaram a produzir o pão francês, com a mesma receita artesanal até hoje.
“Minha mãe teve a ideia de fazer a fachada com uma toalhinha xadrez da casa da avó, com as maçãs e isso deu um ótimo resultado”, frisa.
Continua depois da publicidade
No início, a cafeteria vendia pães de maçã, alguns doces, bolos e salgados. A receita do pão de maçã Leonídia já fazia desde os 13 anos, com uma receita que aprendeu com sua mãe.
“O dinheiro que tinha para investir, na época, era só pra comprar os ingredientes do pão de maçã e, com as vendas, ela comprava mais ingredientes e deu bons resultados”, frisa.
A segunda unidade da loja foi aberta no ano de 1993, no bairro Nova Peruíbe, e foi crescendo e conquistando cada vez mais o público.
Continua depois da publicidade
Nas duas lojas eles produzem todos os produtos de forma exclusiva. Toda a decoração das lojas tem o símbolo da maçã, as cadeiras, mesas e as peças decorativas, com um clima de “casa da vovó”.
O carro chefe é o pão de mação, em três formatos. Além de produzir outros pães como o francês, a mini baguete, pães integrais, pães doces, croissants, tranças folhadas, bolos confeitados, doces, geleias e compotas.
Tem ainda as sopas, cremes, lanches, massas e outros produtos. Na loja do centro é servido o almoço self-service. Já na segunda loja tem os pratos individuais à la carte.
Continua depois da publicidade
Uma das novidades este ano é o sanduíche vegano “Combo Veggie”, que é o hambúrguer de pinhão no pão de ervas da casa acompanhado com o creme de abóbora. E ainda tortas veganas de palmito, além de outros pratos.
Os clientes da casa são bastante fieis e já viraram amigos, vindos de Peruíbe e de outras cidades. “São clientes que vimos crescer e já têm a sua família. Somos uma grande família”, revela Tiago.
Desde o início do mês está acontecendo o “Festival de Inverno Pão de Maçã”, na segunda loja, onde tem um espaço reservado para realizar eventos.
Continua depois da publicidade
São bandas de jazz, rock e grandes clássicos. Já se apresentaram os filhos do Lô Borges e Beto Guedes neste ano.
“Temos a nossa banda da casa, a Allmaçãs que se apresentou no sábado, dia 13. É uma banda de rock que apresenta músicas do Beatles, Rolling Stones, Bee Gees e jovem guarda”.
No sábado (20) haverá a apresentação de Rubim Toledo, com jazz e bossa. No dia 27, será a vez de Pedro Stefanni & Quarteto Misty – uma noite em Nova York.
Continua depois da publicidade
Entre os planos futuros, a família pretende expandir os negócios e abrir outras lojas do Pão de Maçã em municípios da região.
A ideia é também fazer a distribuição do pão de maçã para serem vendidos em outros pontos comerciais, por meio de parcerias.
A divulgação é feita pelo Instagram (@paodemacaoficial) e no Facebook (paodemacaperuibe).
Continua depois da publicidade
As lojas funcionam todos os dias, no horário das 6h45 às 20 horas. Aos sábados, na segunda loja, o horário se estende até às 22horas.
Continua depois da publicidade