Cotidiano

Padaria do Bedeu é uma das mais tradicionais e funciona há 51 anos em Itanhaém

Comércio é um dos mais tradicionais e já ganhou dois prêmios como melhor padaria na cidade

Nayara Martins

Publicado em 16/09/2024 às 06:45

Atualizado em 16/09/2024 às 08:39

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Pães e bolos conquistam os clientes na padaria do Bedeu, em Itanhaém / Nayara Martins/DL

Continua depois da publicidade

Uma das padarias mais tradicionais e conhecidas em Itanhaém é a padaria do Bedeu, que existe há 51 anos na cidade. Localizada no bairro Jardim Ivoty, a padaria do Bedeu foi inaugurada no ano de 1973, iniciando como um mercadinho e depois se tornou uma padaria. 

Quem conta a história é o proprietário José Severino dos Santos, de 76 anos, mais conhecido como Bedeu.

"No início montei um pequeno mercado, mas não tinha experiência no ramo e fechei. No mesmo local, eu e um amigo decidimos montar uma padaria e deu certo. Chegamos a comprar outra padaria no bairro Suarão, mas acabamos com a sociedade e cada um ficou com a sua padaria", lembra.    

Bedeu conta que a sua família veio do estado da Paraíba, em 1953, quando o seu pai veio para morar no litoral e arrumou trabalho na Prefeitura de Itanhaém.
 
Ele e sua família moram no bairro Jardim Ivoty há mais de 60 anos. E sua família decidiu abrir um comércio no mesmo bairro.

"Antigamente, a Cidade contava com poucas padarias e os supermercados também não vendiam pães. Hoje, a concorrência aumentou bastante na área da panificação", revela.
  
A padaria, hoje, após ser reformada, teve o seu espaço ampliado. Uma das novidades é que foi implantado o almoço por quilo e o prato feito oferecidos aos clientes.

O comércio também faz e vende variados tipos de pães doces e salgados, como o pão francês, pão pastor, de torresmo, trança trufada, broa de milho. Além dos doces, bolos e ainda os salgadinhos.

Bedeu lembra que os carros chefes são os bolos tradicionais, como os de fubá, limão, chocolate, frapê, leite ninho, laranja, paçoca e, ainda, os confeitados e diversas sobremesas.
 
Ele montou ainda uma padaria no bairro Belas Artes, mas após alguns anos, acabou fechando o comércio.
"Tenho que agradecer à minha esposa e aos meus filhos que batalharam muito para que a padaria se tornasse um ponto tradicional na Cidade", frisa.
 
O comerciante explica que o principal é o atendimento ao cliente. "O bom atendimento é o essencial e temos que ter uma boa equipe".
 
A padaria já tem muitos clientes fiéis e que se tornaram amigos, mas segundo Bedeu, o maior movimento ocorre no mês de dezembro e final de ano.
 
A padaria também procura inovar e fazer os pães de forma diferenciada, com uma fermentação natural. 
Pão pastor

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Um dos mais conhecidos e pedidos pelos clientes é o pão pastor, com a massa bem leve.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Artesã inova e reforma bonecas do lixo para doar às crianças no litoral de SP

• Empresário de Itanhaém inova com mini bambu da sorte em vaso auto irrigável; conheça

"O nome surgiu porque um dos padeiros era da igreja evangélica e o pastor começou a pedir o pão. O padeiro começou a vender os pães na igreja e o nome ficou como pão pastor". 

A divulgação do comércio fica por conta do seu filho Guilherme que faz por meio do Instagram. Os clientes podem conhecer e acessar o Instagram @padariadobedeu.

A padaria do Bedeu já ganhou por dois anos seguidos em 2022 e 2023, o prêmio como melhor padaria de Itanhaém.

Sonhos 

Entre os planos, Bedeu pretende inovar e ampliar os produtos da padaria em conjunto com os filhos. 

"Tenho um sonho de montar uma padaria no centro de Itanhaém, em um futuro próximo". Porém, segundo ele, é preciso antes fazer um planejamento e conseguir uma mão de obra qualificada para montar o negócio.
     
A padaria também atende por delivery. E conta, hoje, com um total de 30 funcionários. Funciona todos os dias, no horário das 6 às 21 horas.

A padaria do Bedeu fica localizada na avenida Humberto Ataulo, 521, no Jardim Ivoty, em Itanhaém.  

Continua depois da publicidade

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software