Cotidiano

Pacientes internados em Guarujá poderão receber visita de animais de estimação

Vereadores aprovaram projeto de lei que permite a entrada de animais domésticos nos hospitais públicos do Município

Da Reportagem

Publicado em 28/11/2019 às 19:58

Atualizado em 28/11/2019 às 20:19

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

O intuito é que a medida auxilie no tratamento de doenças / Reprodução

Continua depois da publicidade

A Câmara de Guarujá aprovou, na sessão legislativa de terça-feira (26), o Projeto de Lei 061/2019, de autoria do vereador Nego Walter (PSB), que permite a entrada de animais de estimação em hospitais e similares públicos, presentes no Município, para visitas a pacientes internados.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

O intuito é que a medida auxilie no tratamento de doenças, tendo em vista os benefícios terapêuticos que a relação com animais domésticos desperta nos seres humanos.

Continua depois da publicidade

Esses efeitos positivos já são reconhecidos pela comunidade médica de inúmeros países, inclusive pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

A explicação está na geração de estímulos hormonais que provocam bem-estar, como o cortisol e a ocitocina, e trazem benefícios físicos e mentais aos pacientes.

Continua depois da publicidade

"No Brasil, hospitais renomados já se beneficiam dessa terapia, como o Albert Einstein e o Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas, obtendo ótimos resultados terapêuticos", destaca Nego Walter.

De acordo com o texto aprovado pelos vereadores, a entrada dos animais poderá ser permitida desde que estejam vacinados e higienizados. Caberá aos responsáveis comprovarem por meio de laudo veterinário a boa condição de saúde de cada visitante.

O projeto agora seguirá para a análise do prefeito Válter Suman (PSB), a quem caberá sancioná-lo ou vetá-lo. Se sancionado, torna-se lei e entra em vigor a partir da data de publicação no diário oficial. 

Continua depois da publicidade

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software