Cotidiano
A relação ainda não foi confirmada cientificamente, mas pesquisadores acreditam que rápido controle glicêmico causam o problema
Remédios tipo Ozempic, para diabetes, também são usados para emagrecimento / Freepik
Continua depois da publicidade
Nove casos de perda parcial de visão em usuários de Ozempic e Mounjaro, remédios para diabetes que rstao sendo usados também para emagrecimento. Este é o número relatado pelo estudo publicado no JAMA Ophthalmology, em 30 de janeiro deste ano.
Mesmo sem a relação confirmada, os pesquisadores levantam a hipótese de que o rápido controle glicêmico desses medicamentos possa estar associado ao problema.
Continua depois da publicidade
A pesquisa envolveu oftalmologistas e neurologistas de várias instituições dos EUA e analisou pacientes entre 37 e 77 anos, sendo sete diagnosticados com neuropatia óptica isquêmica anterior não arterítica (NAION), que pode causar perda súbita da visão.
Estudos anteriores, como um de Harvard em 2024, já haviam sugerido um risco até quatro vezes maior de NAION em usuários de Ozempic. Outros casos incluíram papilite bilateral e maculopatia média aguda paracentral (PAMM), afetando a retina.
Continua depois da publicidade
Se você pretende emagrecer e ter saúde sem correr riscos, o básico ainda funciona. Conheça a dieta de frutas e café que reduz em até 23 vezes as doenças cardíacas.
Leia mais em:
Continua depois da publicidade
Entre os casos descritos no levantamento, está o de uma mulher na faixa dos 50 anos, com diabetes tipo 2. Ela relatou ter perdido a visão do olho esquerdo um dia após injetar a primeira dose de semaglutida. Após interromper o tratamento por dois meses, a visão voltou. Outra paciente, na casa dos 30 anos, notou sombras na visão do olho direito poucos dias após iniciar o tratamento.
A Novo Nordisk, fabricante do Ozempic, disse em nota que a NAION é uma doença ocular muito rara e não é considerada uma reação adversa dos da semaglutida (Ozempic, Rybelsus e Wegovy), conforme as bulas aprovadas.
Já a Eli Lily, responsável pelo Mounjaro, não comentou os casos, mas informou que está comprometida em monitorar, avaliar e relatar continuamente os dados de segurança dos estudos sobre os medicamentos para garantir que as informações mais recentes estejam disponíveis para reguladores e prescritores.
Continua depois da publicidade
Além dos efeitos colaterais dos remédios, os pacientes devem se atentar a possíveis golpes. A Fabricante do Ozempic chegou a alertar, em 2023, para golpe na venda de remédios com falsa promoção.
Leia mais em:
Continua depois da publicidade