Vídeo mostra dois objetos não identificados sobrevoando o céu da cidade de Uruana de Minas / Lucas Ribeiro/Arquivo Pessoal
Continua depois da publicidade
Um vídeo gravado no dia 13 de abril, às 13h24, mostra dois objetos não identificados sobrevoando o céu da cidade de Uruana de Minas. De acordo com os ufólogos, existe a possibilidade de serem sondas. A cidade em questão está se tornando referência em aparições do tipo.
Quem fez o vídeo foi o empresário e pesquisador de ufologia, Lucas Ribeiro, pesquisador especializado em fenômenos aéreos não identificados (UAP), diretamente do quintal de sua casa.
Continua depois da publicidade
Na imagem, é possível ver dois objetos atravessando o céu em alta velocidade, parecidos com pássaros, mas essa possibilidade de serem aves foi descartada pelo ufólogo Saga Suséliton, que tem 35 anos de experiência na área. Ele diz que não há movimento de asas e que os objetos possuem áreas translúcidas e escuras, o que é, segundo ele, um padrão incomum para aves.
“Embora possam, inicialmente, ser confundidos com aves, a velocidade registrada ultrapassa consideravelmente a velocidade média de pássaros conhecidos, sugerindo algo fora do padrão natural. Pequenas variações percebidas podem ser apenas distorções causadas pela extrema velocidade dos objetos, e não movimentos de asas”, disse ele.
Continua depois da publicidade
Uruana de Minas é reconhecida por frequentes avistamentos de óvnis e fenômenos ufológicos. De acordo com os estudiosos do tema, a cidade também apresenta uma anomalia geomagnética singular, criando uma espécie de "redoma" protetora, fenômeno que potencialmente atrai ou abriga atividade extraterrestre.
“Há fortes indícios da existência de uma base subterrânea (intraterrena) na cidade. Uruana possui conexões misteriosas, já estudadas e divulgadas, com locais emblemáticos, como o Zigurate de Ur, Oak Island, Egito, Machu Picchu, entre outros”, disse o ufólogo.
O que são sondas?
Também conhecidas como “orbes”, são objetos mandados antes para sondar ou averiguar o terreno, local ou espaço, entre outras coisas. Os estudiosos do tema explicam que elas podem ser de origem extraterrestre, infraterrestre ou de caráter sigiloso, do tipo espionagem governamental.
Continua depois da publicidade
Não são necessariamente extraterrestres: embora a hipótese extraterrestre seja a mais popular, um óvni é simplesmente algo que não foi identificado. Muitos avistamentos acabam sendo explicados como fenômenos naturais, aeronaves convencionais, satélites, balões meteorológicos, drones ou outros objetos conhecidos.
Caso você se interesse por ufologia, conheça os melhores pontos para observação de óvnis no litoral de São Paulo.
UAP é o termo moderno: nos últimos anos, especialmente em contextos governamentais e científicos, o termo "Fenômeno Aéreo Não Identificado" (UAP, Unidentified Aerial Phenomenon) tem ganhado preferência. Essa mudança visa remover o estigma associado à palavra "óvni" e focar na análise científica dos eventos.
Continua depois da publicidade
Quanto a essa questão, Saga Suséliton diz que alguns entusiastas acreditam firmemente em origens extraterrestres para alguns óvnis, mas a maioria dos cientistas permanece cética, apontando para explicações que incluem tecnologia militar secreta, fenômenos atmosféricos incomuns, ilusões de ótica, entre outros.
“Em resumo, um óvni/UAP é um avistamento aéreo inexplicável. Embora a possibilidade de serem espaçonaves alienígenas seja fascinante, a ciência busca explicações baseadas em evidências tangíveis e análises rigorosas”, finalizou.
Continua depois da publicidade