Cotidiano

Outubro rosa eleva procura por exame de mama em 40%

Programação iniciada ontem em Santos, segue até fim do mês e deixará rosa iluminação de pontos da Cidade

Publicado em 02/10/2014 às 11:36

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Continua depois da publicidade

“Vinte por cento das mortes de mulheres de Santos são causadas pelo câncer de mama”, lamenta o secretário municipal de Saúde, Marcos Calvo. Para reduzir este índice, a Prefeitura de Santos iniciou a Campanha Outubro Rosa e, desde as 18 horas de ontem, vários prédios e monumentos públicos receberam uma iluminação rosada. O objetivo é informar e colocar a prevenção da doença como prioridade para as mulheres.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

O Salão Nobre do Palácio José Bonifácio ficou lotado e rosa. Luzes especiais foram instaladas reforçando ainda mais a cor da camisa da maioria presente no local. Tudo para reforçar a campanha. “É uma data importante. É preciso destacar que esta é uma parceria da Prefeitura com a sociedade. O câncer de mama é um problema grave e que causa um grande impacto para a saúde da mulher, no entanto, pode ser diagnosticado precocemente e ter tratamento”, explica Calvo.

O secretário afirma que desde o início da campanha em Santos o número de mamografias evoluiu, mas não o suficiente. “Do segundo semestre de 2012 ao mesmo período em 2013, semestre em que acontece a campanha, houve um aumento de 40% na procura por exame. E é importante ressaltar que não existe fila de espera para o exame. Qualquer mulher pode chegar na rede de saúde e fazer o exame quase que imediatamente”.

Ele afirma que, para agilizar o processo, a Secretaria está dispensando o pedido do médico. “O próprio enfermeiro faz o pedido para que todas sejam atendidas prontamente”, diz. A expectativa é que a procura pelo exame cresça mais 15%.

Continua depois da publicidade

Solenidade marcou início da programação (Foto: Luiz Torres/DL)

Parceira da Prefeitura nesta campanha, a presidente do Instituto Neo Mama, Gilze Francisco, pede atenção à prevenção. “Não podemos fechar os olhos. Nós mulheres somos replicadoras de informação por natureza. E apesar desta ser uma doença predominantemente feminina, 1% dos homens podem ser acometidos e eles são alienados dentro da sociedade. A conscientização é importante”.

Como nos outros anos, a campanha iluminou a Praça Independência, as palmeiras da Ana Costa, o Monumento do Peixe, a Pinacoteca Benedito Calixto e o Palácio da Prefeitura. “A campanha é necessária. Precisamos mudar a cultura de preconceitos e o único caminho é a prevenção”, explica o vice-prefeito Eustázio Pereira, que presentou o prefeito Paulo Alexandre Barbosa na solenidade.

Continua depois da publicidade

A campanha Outubro Rosa segue durante todo o mês e, no próximo mês, a campanha é destinada aos homens: Novembro Azul, com objetivo de conscientizar sobre o câncer de próstata.

Outras cidades

Numa realização das secretarias de Saúde e da Assistência Social, a Prefeitura de Cubatão também iniciou ontem o “Outubro Rosa”. A campanha tem como objetivo esclarecer sobre a importância dos exames periódicos, como autoexame e mamografia. A programação está disponível no site (cubatao.sp.gov.br).

Continua depois da publicidade

Praia Grande aderiu à campanha pelo terceiro ano consecutivo. Reunião realizada ontem, na sede da Secretaria de Saúde Pública (Sesap), definiu as ações que serão desenvolvidas na Cidade e também em unidades de saúde.

Durante este mês, a fachada do Palácio das Artes (PDA), a Praça dos Maçons, a Rotatória Parceria (próxima ao Terminal Tude Bastos) e o viaduto Joaquim Mourão serão iluminados com a cor rosa. Os quatro arcos da Avenida Costa e Silva também serão caracterizados.

 

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software