Cotidiano

Orla do Guaiúba, em Guarujá, receberá revitalização total

Toda a orla será refeita em mosaico português e Avenida Estrela do Mar terá pavimento que remete a um boulevard; Praça Presidente Getúlio Vargas também será contemplada com novas atrações

Da Reportagem

Publicado em 30/03/2022 às 18:47

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Bairro está há anos aguardando por melhorias que possam valorizar ainda mais suas belezas naturais / Divulgação/PMG

Continua depois da publicidade

A orla de uma das mais lindas e visitadas praias de Guarujá passará por uma revitalização completa a fim de acomodar com mais conforto e segurança moradores, turistas e apaixonados pelo Guaiúba. Já está aberto o processo licitatório de uma das obras mais importantes do bairro, que há anos aguarda por melhorias que possam valorizar ainda mais suas belezas naturais.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Toda a orla, da rampa de embarcações até a extremidade do lado direito, será refeita em mosaico português, mantendo uma das maiores características do local. Para que a durabilidade seja maior, será feito um lastro de concreto abaixo do piso para dar firmeza e a pedra não soltar mais.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Guarujá abre 20 vagas para Oficina de Cinema nesta quarta (30)

• Guarujá soma 23 vagas de emprego nesta quarta-feira (30)

• Guarujá zera ocupação dos leitos de covid-19 por mais de uma semana

Como esse tipo de material não suporta o trânsito de automóveis, a Avenida Estrela do Mar, onde passam veículos, receberá um pavimento mais apropriado: o concreto intertravado. Para manter a natureza do bairro, não será colocado asfalto. Ainda será construída uma guia de cinco centímetros, ou seja, pouco rebaixada, para remeter a um boulevard e fazer com que os motoristas dirijam em baixa velocidade.

No local, ainda haverá um espaço de apoio para canoa havaiana e uma faixa para caminhada e atividades esportivas como patins, skate, entre outras. Vale ressaltar que as ruas não serão abertas para a praia e seguirão apenas para trânsito local, a fim de preservar a essência do bairro.

Continua depois da publicidade

Área de lazer

Na Praça Presidente Getúlio Vargas, também será realizada uma grande reforma para proporcionar para crianças e adultos uma área de lazer com atividades e contemplação da natureza. O espaço receberá um playground com brinquedos de madeira e piso emborrachado, drenante e colorido. Estarão à disposição balanço, escorregador, gangorra e uma pirâmide.

Haverá ainda acessibilidade completa, bicicletário, academia ao ar livre, área de jardins com mesas de piquenique totalmente refeitas e mesas de teqball (esporte que ganhou o mundo e é conhecido no Brasil como futmesa ou mesabol). O pergolado também será reformado. A fim de valorizar ainda mais o local no período da noite, postes tipo tulipa terão iluminação em LED.

Continua depois da publicidade

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Toda essa região receberá melhoria na drenagem, além de vegetação nova. O detalhe é que a Secretaria Municipal de Planejamento (Seplan) manteve o foco em espécies nativas baixas para que a vista da praia não seja comprometida. Serão plantadas Camarão, Primavera e Moréia, por exemplo.

Para as intervenções, a Prefeitura de Guarujá receberá o valor de R$ 5,2 milhões por meio de um repasse do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos (Dadetur), da Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo. O prazo é de oito meses de obras.

Continua depois da publicidade

Segundo a titular da Seplan, Polliana Iamonti, a secretaria pensou em cada detalhe a fim de valorizar ainda mais as belezas naturais do bairro. "A essência do Guaiúba será mantida, evitando-se o asfalto e preservando as características do local. Além dos serviços de revitalização em diversos pontos, a drenagem terá um importante papel em toda essa região".

Continua depois da publicidade

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software