Continua depois da publicidade
Os 21 vereadores santistas apresentaram 314 emendas (sugestões) à Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) do próximo ano. A maioria nas áreas de Saúde, Habitação, Educação e Assistência Social. Já o Plano Plurianual (PPA), que atualiza as metas do Executivo para os anos de 2014 a 2017, recebeu apenas três.
Presidente da Comissão Permanente de Finanças e Orçamento da Câmara (CFO), o vereador José Lascane (PSDB) informa que sua comissão teve de dar nova redação a 95 emendas para que elas pudessem receber parecer favorável. Se não tomasse essa medida, apenas 222 estariam aptas a ir para votação.
Os dois projetos têm de ser votados, em segunda discussão, ainda neste semestre, ou seja, até o dia 28. A tendência, como nos anos anteriores, é de aprovarem a maioria delas.
A CFO se encarregou de propor duas emendas: uma para a LDO e outra para o PPA. Um vereador estreante e que atua na oposição ao prefeito Paulo Alexandre Barbosa (PSDB), Evaldo Stanislau (PT) foi o recordista na apresentação de emendas. Elaborou 56 para a LDO e nenhuma para o PPA.
Quanto ao Plano Plurianual, além da emenda apresentada pela CFO, só recebeu outras duas emendas, vindas do governista Hugo Duppre (PSDB).
O outro oposicionista ao Executivo, o vereador Adilson Júnior (PT), fez 11 emendas. Os parlamentares que apresentaram menos sugestões foram o presidente do Legislativo, Sadao Nakai (PSDB), e Kenny Mendes (DEM), cada um com três emendas.
Continua depois da publicidade
Na análise das emendas, nota-se que os vereadores estreantes foram os que apresentaram mais sugestões. É o caso de José Teixeira Filho, o Zequinha (PRP), autor de 32 sugestões. Murilo Barletta (PR), também em seu primeiro mandato, elaborou 27; e Fernanda Vannucci (PPS), 21. Mais comedido, Sérgio Santana (PTB) terá sete emendas analisadas.
Experientes
Entre os mais experientes, Manoel Constantino (PMDB) preparou 18, José Lascane (PSDB) elaborou dez; mesmo número de Antônio Carlos Banha Joaquim (PMDB), e Marcus De Rosis (PMDB) seis.
Quanto aos demais parlamentares: Ademir Pestana (PSDB), dez; Benedito Furtado (PSB), 20; Carlos Teixeira Filho, o Cacá (PSDB), 12; Douglas Gonçalves (DEM), nove; Igor Martins (PSB), 14; Jorge Vieira da Silva Filho, o Carabina (PR), oito; Roberto de Oliveira Teixeira (PMDB), oito; e Sandoval Soares (PSDB), 11.
Continua depois da publicidade