Continua depois da publicidade
O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), anunciou hoje de manhã, durante a entrega dos primeiros 160 apartamentos do Conjunto Habitacional Caneleira, em Santos, um reforço de 1.862 policiais militares para a Baixada Santista, durante a Operação Verão 2014/15, que começa em 15 de dezembro e vai até o final de fevereiro. A região também contará com mais 134 viaturas.
Fora a segurança, o governador prometeu que até o final de 2016 a Baixada Santista contará com o saneamento básico universalizado. Isso quer dizer que todos os imóveis contarão com 100% de água tratada, esgoto coletado e tratado. “Teremos 300%. Até o final de 2015 será o Interior do Estado e até 2019 toda a Região Metropolitana de São Paulo”, disse Alckmin.
Geraldo Alckmin revelou que a Saneamento Básico do Estado de São Paulo investiu R$ 500 milhões só em coleta e tratamento de água na Baixada Santista. Ele se referiu aos sistemas à Estação de Tratamento de Água (ETA) Mambu/Branco, em Itanhaém, e a ETA Jurubatuba, em Guarujá. “Mas é preciso evitar desperdício e promover o uso racional de água”.
Continua depois da publicidade
O governador garantiu que não haverá diminuição de vazão da Represa Billings para a Usina Henry Borden, responsável pelo fornecimento de energia ao Porto de Santos e Complexo Industrial de Cubatão. “Vai ser mantida a seis metros cúbicos por segundo. Já atravessamos o período de seca e chegamos ao das águas. Não precisamos utilizar nem a segunda reserva técnica”, disse Alckmin.
Continua depois da publicidade