Cotidiano
O enviado especial da ONU para a Líbia, Bernardino Leon, alertou para as expectativas que são "muito altas, levando em conta a dificuldade da situação in loco"
Continua depois da publicidade
O enviado especial da Organização das Nações Unidas (ONU) para a Líbia, Bernardino Leon, disse nesta segunda-feira que está cautelosamente otimista com as eleições no país, que é afetado por diversos conflitos internos. "Há uma chance de que possamos fazer progresso e podemos ter os nomes dos candidatos que formarão a unidade de governo ainda esta semana" comentou.
Entretanto, ele alertou para as expectativas que são "muito altas, levando em conta a dificuldade da situação in loco".
Continua depois da publicidade
Leon deu o comunicado durante uma pausa nas negociações entre prefeitos do país em Bruxelas, que buscam organizar zonas para prover ajuda humanitária e serviços básicos para a população e também enviar uma mensagem de paz.
A violência e a disputa pelo poder levaram o país a uma situação de caos e pavimentaram o caminho para a expansão do grupo extremista Estado Islâmico.
Continua depois da publicidade
Federica Mogherini, principal diplomata da União Europeia, afirmou que o grupo está pronto para ajudar a Líbia assim que uma unidade de governo esteja formada.
Continua depois da publicidade