Continua depois da publicidade
O secretário-geral para Assuntos Políticos da Organização das Nações Unidas (ONU), Oscar Fernandez-Taranco, acusa combatentes do governo e a oposição da Síria de cometerem atos de tortura e sequestro e afirmou que os dois lados fracassam em proteger os civis.
Segundo ele, o secretário-geral Ban Ki-moon continua inflexível em sua opinião de que "não há solução militar" para o conflito sírio.
"As recentes vitórias militares conquistadas pelas forças do governo não devem dar ao governo a falsa certeza de que pode vencer militarmente", disse Fernandez-Taranco ao Conselho de Segurança nesta terça-feira. "Da mesma forma, a promessa de recebimento de armas não deve impulsionar a oposição para prioridades ou expectativas diferentes do que uma solução política."
Fernandez-Taranco disse que as "preparações técnicas" para uma nova conferência de paz em Genebra estão quase concluídas. O porta-voz da ONU Martin Nesirky declarou que uma reunião entre Estados Unidos e Rússia para discutir a reunião em Genebra será realizada em breve.
Continua depois da publicidade