Cotidiano

ONU aprova resolução contra anexação da Crimeia à Rússia

O texto, claramente direcionado à Rússia, não menciona o nome do país e foi aprovado com 100 votos a favor, 11 contra e 58 abstensões. Vinte e quatro nações não participaram da votação

Publicado em 27/03/2014 às 15:11

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Continua depois da publicidade

A Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU) aprovou hoje (27) uma resolução sobre a Ucrânia na qual solicita a suspensão de medidas que impliquem a interrupção parcial ou total da unidade nacional e da integridade territorial do país. O texto, claramente direcionado à Rússia, não menciona o nome do país e foi aprovado com 100 votos a favor, 11 contra e 58 abstensões. Vinte e quatro nações não participaram da votação.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

O documento ressalta que o referendo realizado na Crimeia, no qual se votou a separação da península da Ucrânia e sua anexação à Rússia, não tem validade e não pode constituir a base para qualquer alteração do Estatuto da República Autônoma da Crimeia ou da cidade de Sebastopol, ambas consideradas território do governo russo.

A aprovação da resolução na Assembleia Geral da ONU formaliza uma posição da comunidade internacional contra a anexação feita pela Rússia e de apoio à integridade do território ucraniano. Nos últimos dias, Estados Unidos e União Europeia já tinha rejeitado mais firmemente a ação russa e proposto sanções ao país.

Assembleia geral da ONU aprovou, hoje (27), um resolução contra a anexação da Crimeia (Foto: Emilio Morenatti/Associated Press/Estadão Conteúdo)

Continua depois da publicidade

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software