Cotidiano

ONU abre caminho para identificar autores de ataques químicos

A resolução pede que o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, trabalhe junto ao chefe da Organização pela Proibição de Armas Químicas

Pedro Henrique Fonseca

Publicado em 07/08/2015 às 15:31

Compartilhe:

O Conselho de Segurança da ONU (Organização das Nações Unidas) aprovou por unanimidade nesta sexta-feira (7) uma resolução para criar um painel de especialistas que deverá investigar e identificar os autores de ataques químicos na guerra civil na Síria.

A decisão abre caminho para o julgamento e a condenação dos responsáveis pelo uso de gás cloro e outras armas químicas, que vêm matando e ferindo um grande número de civis no país desde o início da insurgência contra o ditador Bashar Assad, em 2011.

A resolução pede que o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, trabalhe junto ao chefe da Organização pela Proibição de Armas Químicas (OPCW, na sigla em inglês) a fim de elaborar recomendações em um prazo de 20 dias para a criação do painel de especialistas.

A partir de então, o Conselho de Segurança terá cinco dias para analisar as recomendações e estabelecer o painel de especialistas, que terão o mandato de um ano para suas investigações na Síria.

A resolução foi aprovada sem questionamentos, dois dias após um acordo entre os EUA e a Rússia, grande aliada do regime de Assad, sobre o uso de armas químicas na Síria.

O país árabe concordou em destruir seu arsenal químico em 2013 a fim de evitar retaliações dos EUA após um ataque com gás sarin que provocou a morte de centenas de civis. Desde então, a OPCW apontou que o gás cloro tem sido usado "sistemática e repetidamente" como arma.

Tanto o governo quanto a oposição na Síria negam usar armas químicas. O Ocidente diz que o regime de Assad é responsável por ataques químicos, enquanto o governo e a Rússia responsabilizam as tropas rebeldes pelo uso de gases tóxicos como armas.

A guerra civil na Síria, iniciada no contexto do levante popular conhecido como Primavera Árabe, já deixou centenas de milhares de mortos.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Diário Mais

Ultrapassagem pela direita não dá só raiva, dá multa também; entenda

De acordo com o Código de Trânsito Brasileira, a manobra é proibida e pode gerar multa e pontos na carteira

Diário Mais

Litoral brasileiro tem praia calma, com água rasa e mirante especial; conheça

O Diário do Litoral te explica como chegar nessa maravilhosa opção de lazer e diversão

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter