Continua depois da publicidade
O governador Geraldo Alckmin divulgou esta semana o programa Corujão, que colocará à disposição dos usuários cinco linhas de ônibus 24 horas nas sextas-feiras e sábados em dezoito cidades da Grande São Paulo. O valor da tarifa será o mesmo praticado pela Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU )durante o dia.
O objetivo do governo do Estado é beneficiar principalmente os frequentadores de bares de Pinheiros e da Vila Madalena, na zona oeste. As linhas sairão de Itapecerica da Serra, Embu das Artes, Osasco, Carapicuíba e Cotia. O serviço já começou a valer na noite desta sexta-feira. Ao todo, 98 ônibus cobrirão essas linhas.
A partir da semana que vem, mais dez linhas de ônibus da EMTU - atendendo cidades como Ferraz de Vasconcelos, Guarulhos, Poá e a região do ABC - terão seu horário ampliado até a 1h, para atender os últimos passageiros de estações do Metrô como Corinthians-Itaquera, na Linha 3-Vermelha, Tucuruvi, na 1-Azul, e Vila Prudente, na 2-Verde. Aos sábados essas linhas vão operar até as 2h do domingo. Nesse caso, 114 ônibus serão responsáveis pelo serviço. O secretário estadual dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, não disse quanto o serviço custará aos cofres públicos, mas garantiu que as empresas concessionárias dos ônibus intermunicipais serão remuneradas por passageiro transportado.
Continua depois da publicidade
“Isso vai beneficiar as pessoas que trabalham até mais tarde, que saem do trabalho de madrugada, ou que começam mais cedo, e a noite do fim de semana, o entretenimento, o lazer, sempre na linha de bebeu, não dirige. Mais uma opção para a nossa população”, afirmou Alckmin em evento no Palácio dos Bandeirantes, na zona sul.
Alckmin disse que esse é um serviço “que tende a crescer”. De acordo com ele, quando os “corujões” da Prefeitura de São Paulo estiverem operando, provavelmente a partir de janeiro, os dois sistemas noturnos se complementarão. Fernandes falou sobre a regularidade dos ônibus da EMTU. “O limite é de hora em hora. Em alguns casos, vamos calibrar se houver a necessidade de ser 45 ou 30. Mas em princípio, eles vão funcionar com hora cravada, hora a hora.”
Cadê o ônibus?
Continua depois da publicidade
Pela internet, os passageiros já podem ver, em tempo real, onde estão os ônibus das linhas dos “corujões” da EMTU. O site é www.emtu.sp.gov.br. Com isso, a pessoa pode calcular o tempo que o veículo vai demorar para chegar até o ponto.