Nesta data, o Instituto Elos une-se a outras organizações que veem no dia de mobilização internacional uma oportunidade de ampliar reconhecimento e arrecadações / Divulgação
Continua depois da publicidade
No dia 3 de dezembro, é comemorado o Dia de Doar, que busca dar visibilidade à importância da cultura de doação. Nesta data, o Instituto Elos une-se a outras organizações que veem no dia de mobilização internacional uma oportunidade de ampliar reconhecimento e arrecadações
No Brasil, centenas de organizações sem fins lucrativos são aliadas vitais para o combate às desigualdades e para o desenvolvimento de tecnologias sociais para causas complexas diversas em comunidades por todo o país. Mas as ONGs enfrentam o desafio diário de manter as contas em dia.
Continua depois da publicidade
A organização observa na data uma oportunidade para fortalecer uma de suas frentes de atuação: a filantropia orientada para a distribuição democratizada de recursos financeiros e de tecnologias para projetos sociais liderados por territórios periféricos da Baixada Santista.
A população brasileira figura entre os 20 países mais solidários do mundo, de acordo com o relatório anual World Giving Index 2022, produzido pela organização Charities Aid Foundation (CAF), representada no país pelo Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social (Idis). No entanto, o resultado veio após a pandemia da Covid-19, em que as doações dispararam devido ao momento emergencial enfrentado pela sociedade.
Continua depois da publicidade
O desafio é manter a cultura de doação para além das emergências, algo que o Dia de Doar, que surge a partir do movimento internacional #GivingTuesday, busca estimular nas pessoas ao destacar a importância da presença da filantropia no cotidiano.
.