Cotidiano

Onda de ataques provoca 70 mortes no Iraque

A onda de violência eclodiu após vários dias de uma relativa calmaria que veio na sequência de iniciativas de líderes políticos para aliviar tensões entre as comunidades do país

Pedro Henrique Fonseca

Publicado em 10/06/2013 às 22:41

Compartilhe:

Uma onda de ataques à bomba ocorrida hoje (10) no Iraque, sobretudo em zonas controladas por sunitas, provocou a morte de 70 pessoas e ferimentos em 230, informaram as autoridades locais. A onda de violência eclodiu após vários dias de uma relativa calmaria que veio na sequência de iniciativas de líderes políticos para aliviar tensões entre as comunidades do país.

A Organização das Nações Unidas (ONU) tinha alertado recentemente para a possibilidade de nova explosão de violência no país.

Nenhum grupo reivindicou ainda a responsabilidade pelos ataques de hoje , mas militantes sunitas ligados à Al Qaeda atacaram recentemente forças de segurança e outros sunitas ostensivamente para gerar violência contra a comunidade xiita.

Os ataques ocorreram nas cidades de Mosul, Owja, Dour e Taji, todas áreas predominantemente sunitas.

A onda de violência tem aumentado desde o início do ano, coincidindo com o crescente descontentamento entre a minoria árabe sunita, que eclodiu em dezembro do ano passado.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Diário Mais

Há 27 anos, tragédia em travessia de balsa no litoral de SP fazia o Brasil chorar

Quatro funcionários de uma mesma empresa morreram juntos, sem chance de se salvar

Diário Mais

Você sabe por que os cadáveres do Titanic nunca foram encontrados?

Diversas teorias foram criadas ao longo dos anos para explicar a ausência dos restos mortais

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter