Cotidiano

ODS Santos e o Réveillon Sustentável, menos resíduos na praia em toneladas

Precisamos entender que é nossa responsabilidade cuidar desse espaço

Fábio Tatsubô - Movimento ODS Santos

Publicado em 27/12/2024 às 06:45

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Fábio Tatsubô, chefe do departamentos dos ODS de Santos / Nair Bueno/DL

Continua depois da publicidade

A praia é um verdadeiro refúgio democrático e compartilhado, onde famílias, amigos e pessoas de todas as idades, raças e classes econômicas se reúnem, confraternizam, quantas memórias afetivas todos temos da praia, das férias, de momentos de alegria só de estar na praia, pés na areia, banho do mar.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

É um lugar onde crianças constroem castelos de areia, adultos praticam esportes e todos desfrutam da brisa do mar e do sol, e do som do mar, das ondas, faz bem para a saúde física e mental.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Rumo a 2025, Santos fortalece ações conectadas em prol dos ODS e ESG

• Avanços nos ODS em Santos: Retrospectiva de 2024

• Metodologias para que os municípios trabalhem de maneira organizada em prol dos ODS

Mas, tratamos muito mal..só olhar para atrás, e ver a primeira matéria deste ano: ‘Megaoperação de limpeza no réveillon em Santos retira quase 50% a mais de resíduos das praias, megaoperação de limpeza realizada na madrugada do primeiro dia de 2024, um verdadeiro exército de limpeza retirou 67 toneladas de lixo das praias santistas, um aumento de 48,8% em relação ao ano anterior.

Quem chegou às praias encontrou a faixa de areia, jardins e orla prontos para mais um dia de lazer e descontração, mas a quantidade de resíduos deixados é alarmante e assustador.

Continua depois da publicidade

Precisamos entender que é nossa responsabilidade cuidar desse espaço. Cada um de nós pode ajudar muito com pequenos gestos: Leve seu lixo para casa: Evite deixar resíduos na praia. Garrafas de vidro, latas, sacos plásticos e papéis devem ser descartados corretamente.

Se cada um fizer a sua parte, podemos reduzir significativamente a quantidade de lixo deixado na praia.

E tudo isso não tem jeito, o destino é o aterro do Sítio das Neves, não dá para reciclar, sobrecarregamos o aterro sanitário que já está perto do limite, geramos mais gás metano e pioramos tudo: seja na contaminação dos microplásticos da fauna marinha, no aquecimento global, e seus eventos extremos e no custeio do nosso ‘lixo’ no bolso de cada um de nós.

Continua depois da publicidade

E o que podemos fazer para um Réveillon Sustentável é simples:

Use menos e reutilize: Traga recipientes reutilizáveis para sua festa na praia. Copos, pratos e talheres de plástico descartável podem ser evitados com um pouco de planejamento.

Descarte corretamente: Utilize as lixeiras disponíveis na orla ou leve seu lixo de volta para casa. Assim, evitamos que resíduos acabem no mar, prejudicando a vida marinha.

Continua depois da publicidade

Espalhe a mensagem: Compartilhe essa ideia com amigos e familiares. Juntos, podemos transformar a maneira como celebramos e deixar melhor para podermos voltar no dia seguinte.O desafio é reduzir em 50% a quantidade de resíduos deixados na praia. Uma excelente forma de começarmos o ano.

E que essa provocação possa escalar e ter sequência, e ser o Verão Sustentável, o Carnaval Sustentável, e os quiosques, barracas e ambulantes serem protagonistas, e contribuir em muito, oferecendo opções sustentáveis e incentivando os clientes a descartarem o lixo corretamente, se sentir pertencentes aos seus territórios.

Tudo o que fazemos impacta diretamente a qualidade da praia, do mar, seja com resíduos de plástico, lixo orgânico, recicláveis ou não recicláveis. A praia é um lugar especial que reunimos a família e amigos. É nossa responsabilidade cuidar dela.

Continua depois da publicidade

Desejamos a todos um Ano Novo repleto de paz, saúde e sustentabilidade. Vamos brindar o futuro de forma consciente e dar um presente para as nossas próximas gerações.

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software