Continua depois da publicidade
As obras para implantação de 300 metros de faixa de desaceleração na Rodovia Cônego Domenico Rangoni (SP-55) foram iniciadas ontem. O trecho permitirá uma nova ligação com a Av. Santos Dumont e acesso à margem esquerda do Porto de Santos. A estimativa é que cerca de mil caminhões passem a usar o novo acesso como alternativa à Rua do Adubo, no Guarujá. A obras ficarão a cargo da concessionária Ecovias.
A previsão é de que a obra seja concluída em três meses, antes do início da próxima fase de escoamento da safra de grãos, período em que aumenta o volume de caminhões com destino ao Porto. A liberação do novo acesso permitirá maior fluidez do trânsito e menos congestionamentos.
Neste ano a Artesp, juntamente com a concessionária e outros órgãos, implantaram o Plano de Ação Integrada de Prevenção e Contingências Operacionais para as principais rodovias de acesso ao Porto de Santos. O plano definiu ações que deveriam ser tomadas para garantir a fluidez de tráfego sempre que fosse observada alguma restrição, além de estabelecer quando as ações deveriam ser postas em prática. Esse Plano resultou numa redução de 54% nos congestionamentos no Sistema Anchieta/Imigrantes, o que facilitou a vida dos usuários e também dos moradores da Baixada Santista.
Continua depois da publicidade
Os investimentos na obra do novo acesso ao Porto somam R$ 1,1 milhão e contemplam, ainda, a reconstrução e remanejamento da ciclovia existente no trecho.